Liga dos Campeões tem 5 favoritos ou mais: é cedo para apontar qual ganhará
birner
De Vitor Birner
Muito cedo
Há uma janela para contratar atletas e tempo que permite aos técnicos desenvolverem o coletivo do times. É impossível afirmar, agora, quem ganhará o principal torneio da Europa.
Os clubes que têm elencos mais fortes (Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, PSG e com generosidade o time orientado por José Mourinho) são favoritos, nenhuma alteração haverá nessa elite, mas cada um desses candidatos pode ou oscilar, ou agregar virtudes ou embalar dentro de campo no momento necessário para festejar a conquista.
Avalio no post os jogos das oitavas de final. Incluí alguns pontos mais porque serão construtivos.
O favorito
Hoje, o Manchester City de Guardiola mostra o melhor futebol do planeta. Mesmo brilhante, oscilou em alguns jogos e o treinador mantém o aprimoramento do time nas partes individual e coletiva.
Líder com sobra na Premier League, talvez poupe atletas nos pontos corridos e consiga manter as possibilidades em ambos os torneios. Teve sorte nas bolinhas porque o Basel é a zebra que todos os candidatos á conquista queriam nas oitavas de final.
Nada que acontecerá na janela de transferências ou nos elencos alterará esse panorama. O City é o favorito com mais possibilidades para se classificar ás quartas de final da Liga dos Campeões.
'Favori supprimé'
O PSG, mais atrasado na parte coletiva que o City, brilhou nos jogos em que o entrosamento surgiu no campo. Unai Emery orienta o elenco com mais potencial que o do líder da Premier League.
O problema é que o clube da França terá o Real Madrid, principal colecionador de conquistas no continente, que procura o seu melhor desempenho.
Os cerca de dois meses antes do jogo oferecem o prazo que Zidane precisa para organizar o futebol do clube. O mundial e o clássico nesse mês forçam o elenco a aumentar tanto o empenho quanto a concentração e facilitam para o técnico exigir mais dentro do gramado.
Esse jogo é a garantia de que algum favorito a ganhar essa edição será eliminado.
Na última, a Juventus foi o time mais forte em quase todas as rodadas, o atual campeão elevou o padrão apenas na semifinal e na decisão, com facilidade, conquistou o torneio.
É difícil imaginar Cristiano e cia mantendo desempenho muito aquém do possível em toda a temporada. Pode acontecer porque é futebol, mas qualquer análise técnica afirmará que há possibilidades grandes para se fortalecerem.
Além disso, o clube de Paris tem que permitir transferências de atletas – Pastore, Di María e Lucas e outros são dos cotados – para se encaixar no 'fair play' financeiro da Uefa.
O time da Espanha investe em grandes reforços muito antes do PSG ser um emergente e pode agregar atletas do primeiro escalão ao elenco.
'No favorite'
A Juventus, aplaudida pelo sistema de marcação forte nas últimas temporadas, tem nisso a principal dificuldade nessa temporada. O Tottenham joga melhor futebol que os italianos, mas nem assim é favorito.
''Habemus ventus'
O Liverpool diante do Porto merece tal avaliação. O Bayern de Munique contra o Besiktas quase igual.
Manchester United tem mais capacidade que o Sevilla para se classificar.
'Sense favorits'
O Barcelona tem números melhores que seu atual padrão de futebol. Nem os catalães e nem o Chelsea merecem a avaliação de favorito nesse grande jogo. Suárez brilhou mais noutras temporadas e se jogar quanto pode aumentará a possibilidade do clube de Messi classificar.
'Nessun preferito'
Roma contra Shakhtar Donetsk é o jogo dos mais difíceis para prognósticos. O time da Ucrânia, por pouco, jogou na fase de grupos melhor futebol.
Mesmo assim, tal qual o subtítulo afirma em italiano, é complicado assinalar o favorito á classificação nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.