Ganhadores do 1° turno conquistaram os maiores torneios nacionais da Europa
birner
De Vitor Birner
Esses conseguiram ampliar
Quem ganhou o turno dos maiores torneios de pontos corridos na Europa, encerrou a temporada comemorando.
Na Espanha, o Real Madrid obteve 2 a mais que o Barcelona e ampliou para 3 no returno. Os catalães ganharam o clássico no Bernabem e nem assim tiveram força para reverter o posicionamento na classificação.
Na França, o Mônaco fez 3 pontos a mais que o PSG na metade inicial. Aumentou para 8 no restante do campeonato. Impediu o penta dos parisienses.
O Benfica abriu 2 pontos para o Porto no turno e ampliou para meia dúzia no restante da temporada.
Na Alemanha, Bayern de Munique somou 3 pontos a mais que o Liepzig e encerrou 15 à frente na Bundesliga
Repare que todos os campeões citados ampliaram a vantagem no returno. Noutros países, aconteceu o contrário. A pontuação da primeira metade decidiu a conquista.
Disputa restrita ao norte da capital
Antonio Conte mostrou ao planeta conservador que o 3-4-3 com flutuação para o 4-5-1 é eficaz. Ninguém afirmava,antes do torneio, que o elenco dos 'blues' seria capaz de campanha tão regular e forte.
O Manchester United de Mourinho e Ibrahimovic foi elogiado antes do início e cogitado para retomar a hegemonia; o City poderia ser mágico sob as orientações de Guardiola, mas na prática o Tottenham foi o único a incomodar.
O gigante de Manchester encerrou em sexto. O clube mediano da cidade foi terceiro no torneio.
O de Pochettino e cia encerrou o turno 10 pontos atrás e foi segundo colocado na Premier League a 7 dos ganhadores.
A leitura dos números no futebol
A conquista pode ser construtiva para encerrar as análises de quem cita números frios ao respaldar plenamente argumentos sobre desempenhos e méritos. Estatísticas são indispensáveis, desde que analisadas com sabedoria, ou apenas servem para reforçar palpites ao desprezarem as dinâmicas dos times em campo.
O Tottenham fez um gol a mais que os 'Blues',.e tomou menos. O saldo, consequentemente, foi maior.
Além disso, perdeu menos. Foram 4 derrotas contra 5 do Chelsea nas 38 rodadas. Teve Kane como artilheiro do torneio.
A campanha diante da torcida foi muito acima da média.
Na última temporada no estádio em que atua desde 1899 – será demolido para a construção de uma Arena – ninguém ganhou dos Spurs. O Leicester e o Liverpool foram os únicos que pontuaram. Conseguiram o empate.
O Chelsea obteve as 17 vitórias que o vice conseguiu diante dos próprios torcedores, mas houve dois tropeços. O Cristal Palace e o clube de Jurgen Klopp ganharam no Stamford Bridge.
O problema dos Spurs foi a campanha noutros gramados. Os Blues, ao contrário, mantiveram o padrão e somaram a melhor pontuação seguidos pelo City, Manchester United e Liverpool.
Isso impediu o Tottenham de conquistar o torneio.
Nos jogos entre ambos uma comemoração de cada lado. Conte e cia conseguiram o 2×1 na ida e o oponente fez 2×0 em janeiro. Daquele momento em diante, quem curte a Premier League sabe que o vice havia igualado ou ultrapassado por centímetros o padrão técnico e coletivo do campeão. Mas o desempenho dos clubes no turno inviabilizou que o em jejum ameaçasse a conquista.
Favorita mantém hegemonia e quer mais
A Juventus, na penúltima rodada, manteve os 4 pontos na frente da Roma e 5 do Napoli. Comemorou e poderá poupar o elenco na última rodada.
A prioridade é a Liga dos Campeões. Conseguiu gerenciar ambos os torneios porque no turno somou 7 a mais que o clube da capital e 9 que os ex de Maradona.
Tentará a inédita, para o clube, temporada plena de êxitos. Ganhou da Lazio com facilidade a Copa da Itália
Em nosso país
As rodadas iniciais do torneio de pontos corridos no Brasil merecem grande empolgação das torcidas, dirigentes, treinadores e elencos.
Podem ser decisivas nas conquista do troféu, vaga na Libertadores, ou permanência na elite do esporte.
Na maioria dos países da Europa sabemos, desde o começo, quem será campeão. Aqui na maioria das vezes podemos afirmar apenas se agremiação x ou y pertence ao grupo de favoritos.
O retrospecto nos pontos corridos
O São Paulo ganhou em 2008. O Grêmio encerrara na liderança do turno. Essa foi a primeira vez que uma agremiação foi ultrapassada desde a implementação do atual formato. O mesmo aconteceu com o Internacional na temporada seguinte e Atlético em 2012, ultrapassados por Flamengo e Fluminense;
Foram 14 edições do torneio.
Nas outras 11, nenhuma alteração houve na liderança da primeira metade e na do encerramento do encerramento do torneio de pontos corridos.