Blog do Birner

Gabigol poderia refletir sobre G. Jesus; ano passado dividiam preferências

birner

De Vitor Birner

Em igual patamar

Em maio, ano passado, o país comparava o Gabriel revelado no Santos com o que atuava no Allianz Parque.  Havia opiniões distintas sobre qual tinha mais potencial.

O mercado, nem sempre sábio, acreditou em ambos e respondeu que o do Alviverde merecia maior investimento; a Internazionale topou gastar 27 milhões de euros e o City 32,75 milhões.   Os italianos exigiram a transferência imediata e os ingleses aguardaram o encerramento do nosso torneio de pontos corridos.

Os 'tifosi' receberam o artilheiro no aeroporto pleno, Os 'supporters' mostraram grande empolgação pela contratação do artilheiro promissor.

O impacto dos negócios e a expectativa gerada foram similares para a maioria dos analistas de futebol na Europa.

Desempenho na seleção é outra referência

A convocação inaugural de Tite teve os dois atletas.  O do Alviverde foi o único a entrar em campo.

Iniciou os jogos no time principal e brilhou com 2 gols dos 3 no resultado positivo diante do Equador. O pênalti que Neymar acertou foi no centroavante. Gabigol, desde então, foi uma das últimas opções dos três técnicos que a Inter teve na temporada.

A enorme disparidade após serem negociados

Gabriel Jesus continua em ascensão na Europa.  Agregou virtudes e aumentou a competitividade.

Mais decisões precisas no gramado,  que incluem acertos de assistências, finalizações, movimentação e contribuição ao sistema de marcação, rendem os elogios de Guardiola e da torcida.

Tenho convicção que o padrão de exigência do técnico renomado é maior que os de Frank de Boer, Stefano Piolli e do interino com o qual a Inter encerrará a temporada.

Gabigol entrou apenas 10 vezes no gramado.

Foi apresentado em Milão quatro meses antes do compatriota no City. Nunca atuou do início ao fim de qualquer jogo.   Começou na Copa da Itália diante do Bologna e saiu.  Nos do torneio de pontos corridos foi colocado sempre durante o 2°t. tem um gol na artilharia.  .

O atleta City foi cerca de quatro meses depois à Europa.  Apesar de necessitar de adaptação, rapidamente empolgou tanto o treinador quanto a torcida.

Fraturou o pé direito,  teve que ser operado, permaneceu 2 meses e meio ausente e, mesmo assim, comemorou 7 gols e 5 assistências.

Conseguiu número igual de jogos do concorrente pela vaga no elenco de Tite e a classificação para a Liga dos Campeões. .

O criticado permaneceu apenas 183 minutos em campo na Inter e o aplaudido 741 no City.

Os ingredientes do sucesso no futebol 

A Inter foi á Roma e ganhou da Lazio na última rodada. Gabriel, ao notar que o técnico fizera todas as alterações, foi embora antes do encerramento.

Isso mostra que os treinadores acertaram por oferecem poucas oportunidades ao centroavante. Havia outros atletas que gostariam de entrar no gramado, mas apenas um agiu como se fosse mais merecedor que os colegas do elenco.

O gesto foi consequência do que o dificulta para obter êxito na Itália. Apoiar quem atuou e conseguiu o inútil resultado positivo talvez seja uma das virtudes a agregar para elevar próprio desempenho.

Todos os atletas necessitam plena noção que formam o time e a técnica individual em prol do coletivo fortalece a possibilidade da conquista de torneios.

O centroavante pode ser eficaz na construção dos lances de gol, mas as vezes prefere o 'de efeito' e equivocado para mostrar capacidade. Aumenta a vulnerabilidade do sistema de marcação ou por achar que se joga apenas com a bola, ou pela incapacidade de avaliar a dinâmica no gramado e as necessidades dos jogos. Tem que somar tais virtudes essenciais e solidárias ao próprio futebol.

Contribuir antes de brilhar, oferecer como prioridade ao invés de receber, e aprender acima de mostrar são a receita.

Simples para quem ama o futebol

Abra a tabela de classificação, seja qual for o torneio, e ache o nome de jogador na pontuação. Há 'apenas'clubes.

Em suma, o atleta entra no gramado para somar pontos necessários à agremiação. A prioridade é o resultado que, se conquistado com excelência técnica, gera mais alegria à maioria dos torcedores.

O centroavante do City, por exemplo, sabe. Entra em no gramado para somar pontos à agremiação.

Calos da experiência .

Gabigol é alguns meses mais velho e menos maduro para labutar no futebol. Poderá assimilar o que necessita.  Cada ser humano tem o próprio tempo, se for humilde para refletir e melhorar.

Os equívocos são normais para quem é tão novo, curte ostentação, e cogita o sonho tecnicamente impossível de ser Neymar.

Pediu perdão numa carta formal e com perfil de escrita pela assessoria. Merece indulgência como qualquer ser da natureza.

A temporada mostrará se quer acima de tudo agregar as virtudes ou provar que é craque de futebol.