Blog do Birner

S. Paulo avalia zagueiro do Valência; Lucão e ofertas aumentam urgência

birner

De Vitor Birner

O São Paulo cogita contratar Aderlan Santos: ''É um nome que está sendo analisado', garantiu o interlocutor da agremiação do Morumbi. O mesmo afirmou que nenhuma proposta houve para o clube espanhol.

A tendência é tentar em princípio o empréstimo. Isso permitirá aos cartolas avaliarem se compensa o investimento na aquisição dos direitos do atleta.  É provável que, muito em breve, haja a iniciativa.

O treinador pouco escala Lugano  e a direção por isso demora renovar com o ídolo. A polêmica de Lucão, que R. Ceni preferiu em vez do uruguaio nos momentos mais relevantes da temporada, aumentou a urgência.

Rodrigo Caio pode ser negociado na janela de transferências.

Os cartolas sabem que reforços são necessários para a zaga. Douglas não convenceu e Maicon foi sondado pelos turcos. Mesmo se os titulares permanecerem, os gestores querem completar o elenco.

Trajetória do zagueiro

Aderlan atuava no Salgueiro e foi negociado para o Trofense. Subiu o degrau para o Braga após as duas temporadas.

Trocou o pequeno da segundona pelo de tamanho mediano da elite, ambos do norte no país. Iniciou no quadro B e foi alçado para o principal onde teve o melhor momento na Europa.  Em 2015,  se transferiu ao Valência por solicitação do português Nuno Espírito Santos.

O técnico tinha o aval para escolher atletas. Naquele ano teve o contrato renovado até 2018 mas, antes do encerramento, se transferiu ao Porto.

O zagueiro foi mantido no planejamento da agremiação.

No último torneio de pontos corridos com 38 rodadas, foi suplente em 17 jogos,  iniciou em 11 e entrou durante um. Dez vezes sequer foi relacionado.  Diminuiu seu valor no futebol do continente.

O investimento do clube no atleta 

O preço da última transferência não foi confirmado pelas agremiações.

O Football Leaks garante que os espanhóis pagaram 9,5 milhões de euros em três parcelas.

Hoje, o transfermakt o avalia em 3,5 milhões. Darlan tem 1m88 e atuou mais pelo lado direito na dupla de zaga.

Completou 28 anos há pouco mais de dois meses.