Blog do Birner

Futebol exige precisão; Coritiba foi melhor, mas Corinthians merecia ganhar

birner

De Vitor Birner

Coritiba 0x0 Corinthians

Jogo ruim, lento, abaixo do mínimo padrão necessário para times bem colocados no torneio de pontos corridos, com superioridade do menos capaz tecnicamente e mérito do Corinthians para ganhar.

O Coritiba teve 75 minutos nos quais ditou o ritmo. Frequentou o campo de frente, tocou a bola de lado em busca de lacunas por fora do sistema de marcação, encontrou algumas, conseguiu empurrar o líder para a área de Cássio e teve oportunidades que desperdiçou por incompetência nas finalizações.

O meio de campo do Alvinegro foi incapaz de bloquear e manter a intensidade imprescindível para na proposta coletiva de Carille.. Pelo alto, o time se equivocou. Houve lance em que o oponente finalizou dentro da área.

O Alvinegro adiantou o sistema de marcação nos últimos 15 minutos e reverteu a dinâmica em campo.

Conseguiu o gol na assistência de Maycon para Jô. O centroavante saiu de trás da linha da bola, mas o auxiliar determinou o impedimento, que não houve. O acerto dos atletas provavelmente garantiria o resultado positivo e a certeza de manutenção da liderança.

Duas vezes, vale ressaltar, Alecsandro tinha condições de jogo em momentos que foi pivô e houve equívoco similar de quem impõe as regras no gramado.

Comprometeu a dinâmica

O andamento do jogo mostrou que se o Corinthians tivesse atuado desde o início com sistema de marcação adiantado, teria possibilidade maior de ganhar.

Tenho convicção que Carille sabe. Creio que o desgaste dos atletas, citado pelo técnico após o empate diante do Cruzeiro, quando houve queda do rendimento durante no segundo tempo, o forçou a optar pela proposta mostrada em campo.

Queria o time mais inteiro possível nos últimos minutos,  que tem plena lógica para quem privilegia, por necessidade, força do sistema de marcação.

O Coritiba merece todos os elogios pelo desempenho e campanha com o atual elenco.

Ambos os clubes retornam 5f aos gramados.  O Alvinegro, por isso, pode ter condição física melhor diante do Bahia em Itaquera, e o que empatou por 0x0 nas duas últimas rodadas tentará pontuar frente o favorito Flamengo no Rio de Janeiro.

O que penso do futebol

Apenas o quinteto que entra no gramado para impor as regras pode tornar discutível o resultado de qualquer jogo.. Os equívocos e os acertos dos atletas são ausência e existência de méritos técnicos de quem foi ao campo para competir e tem apoio dos torcedores.

De nada adianta criar montes de oportunidades e tropeçar na finalizações. O esporte é de precisão, ao invés de quantitativo (número de oportunidades), tal qual muitos avaliam ao afirmarem que clube tal merecia empatar ou ganhar.

Ficha do jogo

Coritiba – Wilson; Dodô, Marcio, Werley, William Matheus; Jonas, Alan Santos (Neto Berola), Matheus Galdezani; Rildo (Iago), Henrique Almeida (Tiago Real) e Alecsandro
Técnico: Pachequinho

Corinthians – Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana; Gabriel (Camacho) e Maycon; Romero (Pedrinho), Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Clayson); Jô
Técnico: Fábio Carille

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) – Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Michael Correia