Blog do Birner

São Paulo e Atlético decidem quem jogará a semifinal da Libertadores

birner

De Vitor Birner

Não há como adivinhar como o que acontecerá no jogo onde pequenos detalhes podem garantir a classificação de Atlético ou São Paulo à semifinal da Libertadores.

No Morumbi, cruzamento e cabeio determinaram o ganhador após 95 minutos, mas 0x0 seria o resultado que melhor contaria o que houve no gramado.

O elenco de Aguirre é melhor que o de Bauza. Oferece maiores possibilidades táticas, mas tem atletas importantes machucados, alguns se esforçam para atuar e a regra permite onze por agremiação.

As ausências e a qualidade do time principal do São Paulo tornam o jogo equilibrado.

Tudo isso, obviamente, na teoria; Questões além de técnica, como sorte, equívocos de quem deve impor as regras do futebol e a capacidade de os jogadores raciocinarem para cumprir as propostas dos treinadores podem garantir a classificação.

A parte lógica

O Atlético tomou iniciativa, impôs grande intensidade e rapidamente fez gol quando recebeu os oponentes nessa edição do torneio.

Tentará manter a virtude. Fica difícil saber com qual escalação, pois não sei quem poderá atuar.

Deve optar pelo 4-2-3-1, talvez o 4-1-4-1, com os jogadores mais técnicos no trio, pois a perda de Rafael Carioca pode comprometer a transição à frente tocando a bola.

Tem que ficar atento ao Ganso.

O meia, se confirmada a escalação desde o início, tal qual é a tendência, exigirá a atenção de Leandro Donizete. que não pode oferecer brechas para o mais habilidoso criar as oportunidades.

No futebol é possível ganhar com desempenho abaixo do necessário. Mas quem impõe o ritmo e é competente na marcação tem maior possibilidade de conseguir o resultado positivo. Ganso é o mais talentoso e inteligente para quebrar o andamento planejado pela agremiação que encerrou como líder a fase de grupos.

Proposta coletiva deve ser mantida

Bauza não alterou a filosofia de futebol durante a Libertadores. Fez ajustes nas escalação quando avaliou serem necessários.

Em La Paz e Toluca substituiu Ganso por Wesley, pois queria reforçar o sistema de marcação e ter o jogador em plena forma, se quisesse mais criatividade e qualidade no passe.

Taticamente o time atuou no 4-2-3-1 quando tomou iniciativa de fazer gol. O sistema de marcação se posicionou no 4-4-1-1, com Ganso entre o quarteto e Calleri, o centroavante.

Nos jogos em que o meia não atuou a entrada de Wesley formou o 4-5-1.

O São Paulo foi organizado a partir do sistema de marcação. O resultado no Morumbi reforçou a ideia. A constância no apoio de laterais e volantes, se irão fortalecer a criação e chegar na área, afirmará qual é o tamanho da prioridade do treinador para impedir os gols. ,

A personalidade com reflexo no futebol

''Não somos candidatos, mas somos time difícil e competitivo''.

A entrevista de Bauza, após ganhar no Morumbi, foi realista.

Sabe que o time em formação, com deficiência em algumas posições, e saindo da era do marasmo, não é o melhor na técnica e nem o que tem mais alternativas táticas entre os que continuam na Libertadores.

O treinador se orgulha da personalidade forte que a agremiação mostrou nos momentos mais complicados do torneio.

Experiente, não planeja a conquista. Se concentra no jogo seguinte, é pragmático. Assim tentará a difícil a classificação à semifinal da Libertadores.

Foi contratado pelo time considerado a maior zebra, entre os do país, e com dificuldades nos jogos mais intensos, e em poucos meses alterou o panorama que incomodava os torcedores.

O Atlético de Levir, porque tinha sistema de marcação instável, oscilou, tornou épica a conquista da Copa do Brasil, mas frustrante o vice na competição que o Corinthians foi campeão. .

Aguirre fortaleceu o necessário e fez o time ser menos criativo. O placar mostrará se compensou a alteração na filosofia de futebol.

Resultado gerado por jogadores e treinadores

Andres Cunha foi encarregado de impor as regras do jogo. Carlos Pastorino e Horacio Ferreiro serão os auxiliares.

Que tenham as melhores atuações das carreiras.Após tanta expectativa de ambas as torcidas, times poupados e outros esforços devem prevalecer as opções e desempenhos, os méritos, de quem escala e dos que jogam futebol.