Blog do Birner

O classificado envergonhado à Liga dos Campeões, e o rebaixado com apoio

birner

De Vitor Birner

Estragaram a campanha 

''Antes de tudo, peço perdão aos fãs [torcedores]. Nosso time foi terrível para eles; para nossas famílias, também. Não foi o time que jogou a temporada. Foi meu pior dias como treinador, não apenas na Inglaterra como na Espanha'', falou Mauricio Pochettino, treinador do Tottenham, após a goleada por 5×1 contra o rebaixado Newcastle.

O clube foi ultrapassado pelo Arsenal, maior rival, encerrou a Premier League em terceiro e classificado à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Como o 'hermano ' afirmou, nas partes tática e física não havia problemas. ''O time foi disperso, quis jogar apenas com a bola e se esqueceu da intensidade na marcação''.

O desfecho pífio incomodou quem é capaz de entender que não apenas as conquistas são importantes no futebol.

O manto sagrado da agremiação carrega história e amor dos torcedores pela instituição. e os jogadores representam essas pessoas no gramado. Não podem atuar com prepotência e pouco empenho. Os grandes profissionais encaram o dever com seriedade no esporte mercantilizado.

A declaração sincera, feita com a alma de amador que tanto falta faz ao futebol, mostra o respeito do técnico pelo clube que dispende considerável monta para ter o serviço de qualidade ao dirigir o caro elenco.

Tocará adiante, tal qual deve ser, a carreira, mas carregará a frustração e o sentimento ruim que o resultado proporcionou. Não há dinheiro que faça o tempo recuar para alterar 0 jogo.

Newcastle continua gigante na arquibancada

O St James Park tem carga de 52404 ingressos por jogo. A média de público foi de 48417, com taxa de ocupação de 92,5% por jogo, apesar do rebaixamento,.

Após apenas meia dúzias de partidas ganhas, sete empates e cinco derrotas no estádio, 52103 foram apoiar na rodada seguinte à confirmação da queda para a Championship.

Ninguém ficou satisfeito com a campanha, mas os seguidores cantaram o nome do clube e o do treinador Rafa Benítez, que chegou restando dez rodadas e não o conseguir manter o time na Premier League.

Essa é a música em homenagem ao treinador.

São torcedores da agremiação, na trigésima rodada, em jogo no King Power Stadium, obviamente contra o Leicester, quando houve a estreia do técnico.

O amor que não necessita conquistas  

O clube fundado em faz quase 124 anos, ganhou 4 vezes o campeonato [o último em 1927] e seis FA Cups, onde não conquista o troféu desde 55.

Nem assim esvaziou a arquibancada.

E mais: o impacto do congelamento das outrora participativas torcidas inglesas, que faz jogos do Arsenal ambiente silencioso e propício para a meditação, foi menor na cidade que fica muito próxima à capital da Escócia.

O clube é maior na arquibancada que nos gramados.

A população da cidade na qual a agremiação tem sede é de quase 290 mil; a cidade se localiza em área urbana com 878 mil.

No Brasil há clubes com milhões de torcedores e médias de público inferiores. Obviamente, isso não tem a ver com resultados.

Questão de cultura do futebol. Aqui, muita gente acha que o time necessita ganhar para justificar o investimento no ingresso. No nordeste inglês pagam para jogar com o time que amam em busca dos resultados positivos.