Lucas aceitou o United antes do PSG, mas mudou; ‘sobrou’ para o São Paulo
birner
De Vitor Birner
Mais uma
Se o Manchester United contratar Lucas Moura – 'The Guardian' afirma que pretende – conseguirá o que tentou antes de o atleta ser negociado ao PSG. Foi uma solicitação de Alex Ferguson na última temporada como técnico do clube.
Nos acréscimos
O clube encaminhou os acertos com o São Paulo e o jogador. Wagner Ribeiro tinha uma reunião combinada na Inglaterra, encontraria o atacante que estava em Londres disputando a Olimpíada para formalizar o contrato.
Leonardo, então diretor esportivo da agremiação de Paris, telefonou e afirmou que pretendia, antes, encontrar o agente.
A proposta
O dirigente garantiu ao Wagner Ribeiro que Lucas era parte de grande projeto do time. O orçamento para a construção do elenco foi grande.
Lembro que, na época, apenas assim poderia convencer alguém a preferir o clube emergente em vez do gigante europeu.
A lista
Ibrahimovic, Verratti, Thiago Silva e Ezequiel Lavezzi foram contratados na mesma janela de transferências que Lucas oficialmente acertou com o clube da França, mas o atleta do São Paulo permaneceu no Morumbi mais alguns meses para completar a temporada.
A opção
Fábio, atualmente reclamando no Midlesbrough e atuava no Manchester United. Lucas ouviu do lateral e de outras pessoas sobre como seria mais fácil a adaptação em Paris.
Isso e o projeto convenceram o jogador a preferir o clube que pretende ser gigante no futebol.
A rescisão
O PSG teve que oferecer mais ao São Paulo. Cobriu a proposta do clube da Inglaterra.
Certamente isso aumentou o valor recebido no Morumbi.
Pensou que, ao investir 43 milhões de euros, contratou o jogador que brilharia, pouco rodado e com grande margem para melhorar dentro dos gramados.
Hoje é mais opção para o PSG evitar problema com o Fair Play econômico que para ganhar torneios.
O desempenho
O PSG disputou 19 rodadas nos pontos corridos da França. Lucas entrou apenas durante 5 jogos e noutros 5 permaneceu na reserva. Nos demais, o técnico Unai Emery nem sequer levou o atleta para ser opção e uma foi porque teve problema no tornozelo.
Tem 1 gol diante do Metz e uma assistência frente os Angers. O treinador o colocou no gramado nessas partidas sempre da metade do segundo tempo em diante. A frequência diminui na Liga dos Campeões.
Nas duas primeiras rodadas foi mantido na reserva, e nas outras quatro nem sequer foi relacionado para os jogos.
A terceirização
O agente recomendou ao Lucas, quando atuava no Morumbi, a aceitar oferta do PSG, mas como tinha tudo acertado com o United os dirigentes dessa agremiação muito se incomodaram.
Wagner Ribeiro, depois, para manter o dialogo com os cartolas e o respeito do atleta em Old Traford, afirmou para os ingleses que o São Paulo recebera uma grande oferta de Paris, por isso desdenhou do que acertou antes dessa proposta.
Em suma, citou que o clube decidiu e que assim como Lucas teve que aceitar o desejo da agremiação.
O futebol
Quanto o Manchester United disponibilizará ao PSG para ter Lucas, se acontecer a proposta tal qual citou o 'The Guardian'?
Lucas tem mais um ano e meio de contrato. Pelo que mostrou em Paris, o valor, por coerência, precisa diminuir enquanto nenhuma agremiação decidir disputar o atleta.
O transfermarkt avalia o futebol do jogador em 38 milhões de euros, quantia similar a que investiria quando o jogador estava no Morumbi.
Melhor aguardar porque é futebol.