Blog do Birner

Como o Flamengo pode contratar sem saber qual técnico inicia a temporada?

birner

De Vitor Birner

O essencial

O técnico determina qual dinâmica  de jogo pretende no time. Para tal, indica contratações. Os atletas devem ter características que se encaixam nessa construção coletiva.

A prioridade

Reinaldo Rueda tem direito de optar por uma seleção ou pela permanência na Gávea, mas a direção do Flamengo necessita priorizar o futebol da agremiação.

Nesse momento, o jogo é nos bastidores do esporte. Cartolas quererem melhorar os elencos. A temporada deles foi iniciada antes de os atletas entrarem no campo. Têm que seguir o planejamento.

A negativa para a permanência exigirá outro técnico, talvez alterações tanto na proposta de jogo quanto nas características de alguns reforços.   A dúvida não compromete toda a temporada, mas aumenta possibilidade dos administradores perderem disputas por jogadores para uma agremiação que atuará nos principais torneios.

A dificuldade 

O auxiliar de Rueda afirmou que no início do ano o treinador dirá o elenco de qual seleção ou clube orientará na temporada. Isso nada contribui com o time da Gávea.

Os dirigentes, em vez de priorizarem contratações, têm que pensar numa opção. Se preferem esperar o técnico decidir, empacam o desenvolvimento  dos planos para o futebol.

A necessidade

Por respeito com os cartolas do time, preciso cogitar que os dois lados se acertaram e o planejamento da temporada continua em andamento.

 

As dúvidas

O Flamengo espera o treinador ou interpreta a paciência porque em janeiro há a diminuição do valor de rescisão estipulado em contrato? Será que Rueda pensa igual?

O clube, se for unilateral a ideia da manutenção, acerta? Compensa? Ha opção melhor?

Alterar padrão 

Tenho muitas dúvidas. O mercado de técnicos do país poucas opções oferece.

Entendo a direção do Flamengo, mas, em alguns momentos, parece indecisa, com pulso aquém do necessário para administrar o futebol.

A temporada precisa ser melhor que a desse ano. É essencial que a gestão seja mais técnica e construtiva.