Blog do Birner

Conquista do Grêmio é uma aula de futebol para os clubes do Brasil

birner

De Vitor Birner

O desempenho

Torneios decididos em jogos eliminatórios muitas vezes não acabam com o clube que mostrou melhor futebol comemorando a conquista. O Grêmio entra na história como campeão e referência no continente.

Nenhum time jogou mais bola nessa Libertadores.

No grupo

A classificação foi fácil. Na penúltima rodada, mesmo após tropeçar diante do Deportes Iquique, garantiu que atuaria nas oitavas de final.

As goleadas diante do Guaraní e Zamora, principalmente frente o primeiro, inauguraram a série de grandes atuações.

Força coletiva, proposta ousada, capacidade para gerenciar os momentos difíceis, além de distintos protagonistas construíram a conquista..

Nas oitavas

Em Mendoza, contra o Godoy Cruz, Ramiro comemorou o único gol logo após o início do o jogo. Os 'hermanos' incomodaram apenas no 2° t.

O resultado positivo talvez gerou alguma acomodação. Na Arena, Marcelo Grohe, destaque da conquista, se equivocou e Correa acertou a finalização.

Depois do gol que igualava a disputa pela classificação, o Grêmio necessitou 15 minutos para empatar.

Pedro Rocha foi o artilheiro da virada e classificação.

Nas quartas

Depois do título conquistado, afirmo que, contra o Botafogo, o Grêmio disputou 'a final' da Libertadores

O jogo foi truncado no Rio de Janeiro. Na Arena o clube de Jair Ventura atuou melhor no 1°t, depois acertou a trave, mas Lucas Barrios conseguiu o único gol. Apenas nessa fase o melhor time do continente teve possibilidade real de ser eliminado.

O gigante

O Barcelona de Guaiaquil encerrou as temporadas de Palmeiras e Santos na Libertadores. Ganhou nos pênaltis dentro do Allianz Parque e o jogo para se classificar na Vila Belmiro.

Nem a suspensão do artilheiro Álvez sugeria grande favoritismo do Grêmio na semifinal. Em campo, o time se impôs com facilidade.

Dois gols, Luan e Edilson comemoraram, em 20 minutos mostraram quem tinha vocação para ganhar o torneio.

Luan completou o resultado depois de o Barcelona incomodar.

Marcelo Grohe, minutos antes, teve uma participação épica após Ariel, quase embaixo da trave, finalizar.

Foi dos mais difíceis, geniais, brilhantes na era moderna do esporte.O resultado quase garantiu classificação.

A agremiação do Equador necessitava do milagre para a remontada, foi ousada diante de 55 mil torcedores, o artilheiro que não atuou na ida conseguiu o gol, no 2° t continuou dificultando, mas nem o tropeço e a pior atuação de Luan e cia impediram o clube de disputar a final da Libertadores.

Pedro Rocha havia sido contratado pelo Spartak Moscou e na semifinal nem sequer estava no elenco.

O baile

Na final, o Grêmio, que atuara sempre no 2° jogo diante da própria torcida, recebeu o Lanús.

O 'Granate', melhor no 1°t, quase conseguiu o gol e Grohe com uma senhora participação mais uma vez brilhou. Depois das instruções do treinador e descanso dos atletas, ou time do goleiro ditou o ritmo e manteve a dificuldade para criar.

O gol no 'chuveirinho', lance pouco utilizado pela agremiação porque tem repertório, Jael ofereceu assistência para o Cícero festejar. Ambos foram colocados pelo técnico porque o time tocando a bola nada construiu

O Grêmio oscilou nos torneio de pontos corridos.

Todos que curtem o futebol e entendem a dinâmica em campo avaliavam que o melhor desempenho dos jogadores garantiria a conquista. Na Argentina, em especial no primeiro tempo, elevaram o padrão, ofereceram uma aula no gramado e comemoraram o tricampeonato da Libertadores.

Atuou com sistema de marcação adiantado, teve iniciativa, ditou o ritmo e os 'hermanos' precisaram quase 30 minutos para finalizar.

Fernandinho, antes, recuperou a bola no meio de campo – o oponente bobeou-  foi com ela pretende metros diante de Andrada comemorou.

Luan ampliou o resultado. Golaço numa cavadinha diante do goleiro.

Arthur precisava ser trocado, teve problema no tornozelo, mas se recusou a tirar a chuteira (seria impossível calçar com inchaço) para continuar no gramado.

Aguentou 5 minutos e Michel entrou. O volante principal e Luan foram os melhores em campo.

O técnico Jorge Almirón optou pelo 'tudo ou nada' ao investir em alterações de zagueiro e nos últimos de lateral por atacantes.

O pênalti de Jailson, que Sand acertou com categoria, foi a exceção do time que pouco incomodou Grohe.

Mesmo depois da exclusão merecida e tola de Ramiro, o Grêmio impediu o Lanús de entrar na área e finalizar.

O coletivo

Repare que muitos atletas brilharam para o clube ganhar o torneio. Na final, por exemplo, Bressan teve grande atuação.

O técnico merece os elogios. Além do resultado, investiu na proposta de futebol que apreciada por muitos torcedores.

Atua com sistema de marcação adiantado e alterna de acordo com as necessidades em campo. Tem o mais elogiável repertório de criação do país.

As virtudes para ser tricampeão da Libertadores.

Torço para mais técnicos implementarem proposta similar, terem essa campanha da agremiação como referência, porque toda ideia de jogo compatível ás características do elenco é construtiva, inclusive se for necessário optar pelo ferrolho, e no Brasil há poucas variações de futebol.