Blog do Birner

Sorteio de hoje é importante; grupo fácil ajuda a ganhar a Copa do Mundo

birner

De Vitor Birner

A opinião

Há quem prefere o grupo mais difícil porque eleva o padrão de competitividade e prepara o time para o mata-mata. Discordo muito.

Eventualmente pode acontecer, mas o ideal é ter os oponentes mais fáceis.  Os motivos são óbvios.

O anímico

A competição exige muito do emocional dos atletas. A pressão nas grandes seleções é enorme.

São bilhões de torcedores atentos ao torneio.

Tite, como todos os técnicos, cita a importância de os atletas terem confiança e concentração no gramado. A outra afirmação comum é que resultados positivos aumentam a crença dos jogadores no próprio futebol.

Numa competição de um mês a máxima ganha muita força.

Em suma, importante é ganhar, seja contra quem for. No início facilita a adaptação do elenco á rotina do torneio. O tropeço cria pressão enorme e pode interferir no desempenho.

Nas últimas 12 edições se classificou á segunda fase. Tenha certeza que a torcida e a imprensa repetirá milhares de vezes isso, se perder na estreia.

Todos os acertos do treinador e dos atletas serão colocados em xeque. É mais fácil ganhar da Croácia que da Espanha, ambas do segundo pote, que do Irã em vez da freguesa e mediana Suécia no 3, e que a Dinamarca é mais forte que a Arábia Saudita no quatro com as piores do ranking.

O futebol

Tite valoriza.o tempo disponível para a preparação. Haverá pouco antes do torneio.

Uma 1° fase fácil contribui para o aprimoramento. Na última conquista, o Brasil melhorou apenas nas quartas de final após Juninho perder a vaga Para Kleberson. Se tivesse no mais difícil talvez nem tivesse o prazo para se fortalecer.

A seleção iniciara mais avançada que aquela na parte coletiva, mas o elenco na Ásia nem sequer pode ser comparado ao atual.

Havia mais de um craque e atletas ganhadores em clubes do Brasil e da Europa.

Em suma, tem que ganhar jogos para elevar a confiança dos atletas, aumentar o prazo para Tite ajustar e melhorar o coletivo e, apesar de o futebol nenhuma garantia oferecer, oponentes limitados facilitam essa construção.

(Atualizando)