Blog do Birner

Saiba por que Cuca pediu a contratação de Diego Souza

birner

De Vitor Birner

O encaixe fácil

Tite avaliou Diego Souza com a melhor opção para substituir Gabriel Jesus na seleção. Cuca tem percepção igual no Alviverde.

Há razões técnicas e táticas para solicitar ao Alexandre Mattos a contratação.

O treinador quer alguém capaz de atuar dentro da área e também se movimentar fora dela. Pretende implementar a dinâmica que confunde quase todos os sistemas de marcação e garantiu a última conquista nos pontos corridos.

É similar a de Tite na seleção.

O centroavante de área, porque se mexe menos, torna mais previsível a criação, diminui o repertório, e principalmente dificulta para o técnico aproveitar pleno potencial do elenco.

Os melhores atletas do Alviverde que jogam na linha mais próxima ao centroavante (Dudu, Guerra…) são leves e de mobilidade.

O encaixe viável e mais demorado

Borja, pelas caraterísticas, tem dificuldade para se adaptar a tal dinâmica. Engessa a construção que o técnico quer e limita a extração do futebol possível do elenco.

O colombiano necessita agregar virtudes, tanto ao contribuir no sistema de marcação quanto na dinâmica que o técnico quer quando o time tem a bola,  ao próprio estilo para ser mais eficaz no Palmeiras e futuramente noutras agremiações.

Não significa que será inútil ou posto de lado.

Haverá jogos que exigirão centroavante com as características do artilheiro campeão da Libertadores. Por isso é fundamental montar o grupo de atletas diverso de estilos individuais e competência.

Willian tem a característica, a mobilidade que Cuca necessita para formatar a proposta coletiva, mas prefere o jogador pelos lados, onde joga com maior facilidade.

O treinador rejeita a contratação de gringos. Quer jogador rodado e adaptado ao futebol nacional.

As opções são raras com esse perfil.

O risco e o presidente

Diego Souza, no final da temporada em 2015, saiu do Sport para o Fluminense. Em março do ano seguinte voltou à Ilha do Retiro.

No Rubro-Negro o atleta é 'rei'. Exerce liderança, ganha reverência de todos, tem a generosidade de cartolas e torcida nas fases ruins; em suma,  rotina mais confortável do que teria em qualquer outro grande clube da elite do futebol. .

Saiu em baixa do Alviverde. Se retornar, terá a confiança da arquibancada, mas necessitará retribuir rapidamente para manter o apoio e evitar as críticas fortes.

O presidente do Sport ou alguém no clube provavelmente lembrará para Diego Souza tudo que citei.

O atleta é indispensável para o time e, obviamente, o gestor colocará na mesa os trunfos para segurar o ídolo. Se depender apenas da parte financeira ou da ambição de Diego Souza conquistar grandes torneios, o atleta tende a aceitar a transferência para o Allianz Parque.

Tentei apurar e, até a hora em que publiquei o texto, não descobri o valor exato da rescisão.

Euriquinho, vice-presidente do Vasco, afirmou, numa entrevista em janeiro, que tentou contratar o atleta e teria que pagar apenas para o clube R$ 5 milhões.

Isso é dinheiro de pinga para o Alviverde que tanto investe em contratações.

Duas semanas antes o Sport havia renovado com o atleta até o final da próxima temporada.