Blog do Birner

‘Welcome to reality’ Guardiola; treinador sabia que a moleza acabaria

birner

De Vitor Birner

No Barcelona, além do elenco muito acima da média com craques tais quais Iniesta e Xavi, que facilitaram a ideia de atuar no campo de frente e de manter a bola, além de Messi, o treinador tinha agremiações de qualidade muito inferior e que permitiam a preparação do time catalão durante os jogos de pontos corridos.

No Bayern de Munique, Guardiola de novo teve atletas mais competentes que os da concorrência, por isso foi possível treinar os bávaros durante a Bundesliga.

Na Premier League, o técnico sabia que entraria noutro planeta do esporte. Apesar do grupo de jogadores do City ser dos mais capacitados no torneio, inexiste o abismo que havia dos clubes que antes orientou para quase todos os oponentes no país inventor do futebol.

Aceitou convite do City para mostrar para si que é capaz de referendar a proposta coletiva que tem como marca e elevar a agremiação bilionária do grupo das medianas para o das gigantes do planeta.

Por enquanto, nem na Liga dos Campeões, onde nunca teve tal patamar, e nem no torneio de pontos corridos no qual o adquiriu e é considerado favorito, prevalece o estilo Guardiola de futebol.

Tomou hoje o vareio do Leicester e de quebra houve o primeiro 'hat-trick' do artilheiro Vardy com a camisa da zebra reverenciada pela recente conquista,  a agremiação de Manchester atuou uma dezena e meia de vezes no torneio nacional e o sistema de marcação apenas em duas conseguiu impedir os ponentes de comemorarem gol,  ocupa a quarta colocação e na rodada seguinte sequer pode alcançar os líderes Arsenal e Chelsea.

Os 'blues',  se amanhã confirmarem o favoritismo diante do West Bromwich, encerrarão acima de todas as agremiações e terão sete pontos a mais que o projeto de Guardiola. Em suma, o início é razoável e quem curte dinâmica de jogo imaginava que as dificuldades geradas pelas questões técnicas e velocidade do jogo seriam maiores nessa empreitada.

O treinador é brilhante e merece todos os aplausos que recebe, mas agora enfrenta a realidade para implementar a proposta coletiva que pauta o sonho de muitos torcedores.

A demora é normal porque as ideais ousadas exigem mais esforço e tempo para serem executadas com qualidade e regularidade.

Pode ser campeão e transformar o City no que imagina, mas o caminho para isso, tal qual é fácil notar, será mais difícil e exigirá paciência do senhor que tem revolucionado o futebol.