Blog do Birner

Capita de Tostão, Gérson, Rivellino e Pelé; lenda no planeta do futebol

birner

De Vitor Birner

O futebol tem ícones. São alguns atletas e craques que nenhum torcedor e jornalista esquece ao citar os grandes times ou uma era de ouro do esporte.

Dentro desse grupo de referências, há as maiores. Carlos Alberto Torres, o capita como era conhecido, era dessa elite dos mais técnicos e geniais.

Tive a honra de entrevistar algumas vezes o técnico Carlos Alberto Torres, tanto como repórter quanto no Cartão Verde,  e de participar de edições do Seleção Sportv onde era comentarista. O privilégio de ver o zagueiro e lateral-direito ao vivo dentro do gramado nunca me foi concedido pelo tempo.

A televisão me ofereceu raras transmissões quando veterano e o ápice do lateral assisti em repetições de jogos.

O gol diante da Itália, que encerrou a goleada e o torneio no qual foi líder e ergueu a Jules Rimet, talvez seja o mais simbólico do time considerado por muitos inigualável e o melhor do planeta. Carlos Alberto Torres era o capitão escolhido por Pelé, Rivellino, Tostão, Gerson, Jairzinho e cia.

Imagine quantas virtudes eram necessárias para jogadores com tanta qualidade,  de personalidade forte, o quererem como liderança.

Torcedores de Fluminense, Botafogo e Santos têm muitas saudades do capita ganhando torneios com seus mantos sagrados. E a do Flamengo, onde atuou quase no final da carreira antes de ir ao Cosmos de Nova Iorque e ao Surf da Califórnia, têm a mesma reverência.

Reitero; foi um daqueles ícones dentro do pequeno planeta dos craques e no período em que o futebol era mais humano e feliz.

Quando podíamos encontrar essas pessoas na praia, campos de várzea e outros locais em que os mortais frequentam, e onde Messi, Cristiano e Neymar sequer podem ir, nem se quiserem.

No período em que o esporte era propulsor de emoções e de alegria, inclusive para quem jogava em grandes agremiações, dinheiro secundário e a palavra produto heresia para explicar a essência da atividade. Quando servia para comunhão do povo com forte preconceito de classe ao invés de aumentar a segregação social.

Aos familiares, amigos e colegas de labuta no Sportv mais chegados ao gigante que a mãe natureza colocou no colo após permitir tantas experiências únicas e especiais, transmito meus sentimentos.

Capita continua vivo como alma e energia no universo e nos corações de quem o quer carinhosamente, tal qual ocorre com os nossos entes amados que se foram.

Que todos sejam abençoados com plena paz.