Blog do Birner

Há três favoritos no papel e dois no gramado; Atlético deve futebol

birner

De Vitor Birner

As torcidas felizes

O Palmeiras tem elenco muito melhor que o do Corinthians. Um abismo técnico separa as agremiações.

A do Allian Parque é candidata a ganhar o torneio de pontos corridos, enquanto o Alvinegro, se conseguir a vaga na Libertadores conseguirá grande feito com os jogadores que vieram ou restaram após o desmanche. São realidades distintas as dos clubes nessa edição do torneio de pontos corridos.

Mesmo assim, em Itaquera e após render menos que podia contra o Flamengo, o Alviverde sequer podia ser chamado de grande favorito. Os torcedores de ambos os lados cansaram de ver o mais capaz tropeçar em dérbis e a ausência de Gabriel Jesus, se era insuficiente para igualar o potencial dos times, diminuía pouco o desequilíbrio de forças.

O Palmeiras tinha obrigação de vencer para manter a liderança e os atletas sabiam disso ao entrarem no gramado.

Havia mais que o futebol do Alvinegro para o time superar. Era fundamental manter a concentração e a paciência nos 95 minutos. Esse gerenciamento emocional redundaria em desempenho consistente e. provavelmente, no resultado positivo.

Os atletas foram aprovados no teste. Nem o gol impedido de Mina, em lance mais difícil para o auxiliar que o outro irregular do colombiano diante do São Paulo, pode ser considerado fundamental para obter os três pontos.

Teve o sistema de marcação consistente, Jaílson quase nada necessitou fazer, e o líder aproveitou o equívoco de Vilson para tornar o andamento mais favorável. Em suma, mostrou personalidade de quem pretende ser campeão.

O Flamengo tem feito isso, tal qual os próprios torcedores do Alviverde observaram no empate dos clubes. Foi fácil confirmar o favoritismo diante do Figueirense, no Pacaembu.

Ninguém questiona essas agremiações são candidatas a conquistarem o o torneio de pontos corridos. Os elencos oferecem tal possibilidade, o do Alviverde com maior quantidade para reposição e o do Rubro-Negro com pouco mais de talento inaproveitado pelo treinador.

Cuca formatou proposta coletiva para os mais habilidosos em cada posição atuarem. Zé Ricardo dispensa alguma qualidade para manter quem acha que garante a força coletiva.

Tem que mostrar melhor futebol

O Atlético, por exemplo, montou o elenco mais talentoso; Em tese é grande candidato.

Mas, no gramado, nega que tenha capacidade e ambição para ganhar o torneio de pontos corridos.

Desculpe a redundância; o time tem que atuar como time, tanto na marcação quanto na criação. para transformar o potencial em futebol de alto nível.

Marcelo Oliveira ainda necessita fazer isso.

No clássico, tinha melhores jogadores, conseguiu o gol com Clayton, forçou o Cruzeiro adiantaria as linhas, mas cometeu equívocos na transição veloz e manutenção de bola na frente,o time de Mano Menezes foi pouco melhor e o Robinho menos habilidoso igualou o resultado.

Com capricho nas finalizações a agremiação que sequer cogita a conquista encerraria o jejum em clássicos.

É urgente que o treinador e os atletas consigam essa melhora coletiva. O elenco com os rodados Lucas Pratto, Leonardo Silva, Robinho, Fred, Erazo, Rafael Carioca, Júnior Urso, Fábio Santos têm voz para argumentar com quem escala e prepara a proposta coletiva.

A campanha abaixo do potencial é de todos e grita por imediata melhora.

A dupla em vez de trio

O Flamengo tem potencial para evoluir, o Alviverde atingiu o ápice técnico e oscila menos que a média.

Quem quiser se manter na concorrência necessita acompanhar os clubes que na prática mostram futebol para ganhar o torneio de pontos corridos.

O Atlético, com força coletiva, é no mínimo tão competitivo quanto ambos.  Conseguir esses fundamentais ajustes será apenas cumprimento da obrigação embasada na qualidade do elenco.

Afirmo desde o início que é um dos favoritos.

Mas, agora, tem o Santos, onde Dorival faz o possível, concorrendo na disputa pela vaga direta na Libertadores e as outras maiores forças conseguiram pontuação matematicamente impossível de ser alcançada em apenas uma rodada.

Em suma, ou melhora em breve como pode, ou encerrará o torneio na colocação que nem exigia o grande investimento feito pelos cartolas em qualidade do elenco.