Blog do Birner

Tite eleva o nível; Saiba com quem os novos convocados disputam posição

birner

De Vitor Birner

Inteligência e simplicidade

Dunga cometia equívoco óbvio e fruto de teimosia que relevava questões fundamentais do futebol.  Qualquer técnico tem muito pouco tempo para montar seleção competitiva.  Ha atalhos para estruturar a força coletiva, silenciar a grita dos incomodados e implementar ambiente de paz.

Escalar atletas em posições e funções iguais ou similares as que exercem nos clubes abrevia a estruturação;. Todos rendiam menos com a camisa pentacampeã porque o antecessor de Tite escolhia jogadores habituados com sistemas de marcação adiantados, mas os aglomerava da linha do meio de campo para trás.

Nem Neymar no Barcelona, nem Douglas Costa no Bayern de Munique, então do Guardiola, marcavam atrás e tinham nesses lances os pontos fortes tanto nos desarmes quanto para criar e fazer gols.

Citei ambos porque tecnicamente são inquestionáveis no atual padrão do futebol.

Tite, em algumas entrevistas, afirmou que a valorização dessa ''memória tática'' embasou parte do planejamento nos jogos diante de Equador e Colômbia. Ao invés da teimosia, investiu na obviedade para fortalecer o coletivo e conseguir resultados positivos.

Muito cedo para qualquer reclamação

A maioria das pessoas com quem falei sobre a convocação anterior discordou do nome de Paulinho na lista. Nessa, Oscar, por enquanto, é o mais mencionado nas reclamações.

O Chelsea atua no 4-1-4-1, tal qual a seleção; Os quartetos nos meios de campo têm Willian na direita; Hazard e Neymar jogam do outro lado, e Matic fica onde Renato Augusto foi escalado nas eliminatórias.

Os rejeitados completam a linha, por dentro, na direita, e são encarregados de criar oportunidades, entrar na área para finalizar e ajudar o volante no sistema de marcação.

Casemiro é o 'um' da seleção e Kanté o dos 'blues'.

Quem quiser pode questionar tecnicamente as opções do treinador, em especial se falar qual jogador deveria ser chamado e por quê. Tite prioriza pontuar e se classificar, toma atalhos para ao menos colocar equipe competitiva nos jogos, e merece crédito mesmo se houver equívocos na convocação ou tropeços dentro dos gramados.

Coerência e lógica pautam, ao menos por enquanto, a formação do elenco.

É impossível qualquer treinador acertar tudo. Algumas vezes, o que imagina com embasamento e conhecimento para fortalecer o time, na prática pouco funciona, mas surgem opções outrora poucos promissoras e que melhoram o desempenho coletivo.

O técnico tem direito de convocar para observar e concluir quais são os mais competentes para preencherem todas as características do elenco. Os dois ganharam oportunidade e s se mostrarem qualidade.

O campo falará.

Elevou padrão nessa lista de convocados

O elenco para essa rodada nas eliminatórias é mais forte que o da anterior. Algumas novidades aumentaram potencial.

Qualidade, experiência e momento foram considerados;  Muralha, nesse edição do torneio de pontos corridos, mantém padrão melhor que o de Marcelo Grohe embaixo das traves. Atrás do sistema de marcação mais competente que o do Grêmio, o goleiro pouco se equivocou na temporada.

Pedro Geromel é parte desse sistema de marcação questionado pelos gols que toma em cruzamentos. Pouco tem a fazer porque a maioria dos equívocos são dos colegas de time, mas foi convocado para a estreia de Tite após Rodrigo Caio se machucar. O rodado Thiago Silva ganha a oportunidade de mostrar que na seleção pode ser tão consistente quanto na maioria da carreira em clubes;

Tecnicamente continua um degrau acima de ambos os que atuam em agremiações de nosso país.

Guardiola iniciou com Fernandinho nos jogos do Manchester City na Premier League, e diante do Borussia Moenchengladbach no único da Liga dos Campeões. Nos 'Citizens, exerce papel similar ao de Casemiro, que faz a saída de bola e prioriza marcação em frente aos zagueiros e laterais.

Ambos são mais técnicos que o Rafael Carioca, rodado, experiente, e que nunca recebeu oferta das maiores e mais endinheiradas agremiações da Europa.

Convocação de Roberto Firmino, o  preferido de Jurgen Klopp como centroavante do Liverpool, poderia incomodar alguns torcedores.

Mas Gabriel ainda tem que se firmar na Internazionale e a média de gols de Taison, tanto na carreira quanto na temporada anterior, é pior que a do chamado pelo Ttite, apesar de jogar em time grande da liga da Ucrânia enquanto o escolhido nessa convocação atuou no clube mediano da Bundesliga e é atleta do gigante inglês que neste século nunca teve elenco para quebrar o jejum no torneio de pontos corridos.

É inegável que, na teoria, o treinador melhorou a qualidade do grupo de atletas. Os próprios devem mostrar se confirmam com futebol.