Blog do Birner

São Paulo quer volante; direção tem acerto com atacante Calleri

birner

De Vitor Birner

Calleri foi pedido por Bauza.

Como a ideia dos dirigentes da Inter de Milão é contar com ele apenas no início da temporada, em julho, os da agremiação do Morumbi se esforçaram para acertar com o artilheiro.

O atleta que iniciou como profissional no All Boys atua como centroavante, tal qual Alan Kardec e Kieza, e pode  jogar pelos lados do ataque ,onde os cartolas e o treinador avaliam que o elenco tem maior carência.

No Boca Juniors formou a dupla de frente com Tevéz porque ambos 'conseguiam' cumprir as duas funções na frente. Calleri atuou mais no centro do ataque, onde é melhor, e na direita correndo na diagonal. O mais renomado fez o mesmo do outro lado, mas com maior frequência pela beira do gramado.

O treinador, se confirmada a contratação [faltava assinatura quando postei], terá dois atacantes fortes fisicamente, com mobilidade, e goleadores.

Alan Kardec rende mais como centroavante, mas é construtivo em qualquer região do gramado no entorno da área e merece a titularidade. Bauza queria muito o compatriota para a Libertadores, o que mostra a intenção de colocá-lo entre os principais jogadores da agremiação do Morumbi.

Tudo para ontem   

Contratar alguém por poucos meses e com o atleta sabendo que não permanecerá sempre aumenta a possibilidade de não render seu melhor futebol.  Pode, em algum momento, diminuir o comprometimento dele com o time.

No Boca ficou na reserva até se adaptar. Tinha saído de clube menor, era inexperiente, a camisa pesou, mas o fato de ser orientado pelo treinador argentino reduz tal risco na breve empreitada pelos nossos gramados..

Contratação mostra apoio ao treinador 

O empenho para buscar Calleri por poucos meses é gesto de respaldo dos dirigentes do Morumbi ao Bauza, e obviamente as suas ideias sobre futebol. .

A grana para investir em jogadores continua pequena,  por isso a escolha dos reforços deve ser cirúrgica. Precisam formar a equipe forte neste ano e mostrar aos atletas da base que podem ganhar oportunidades, cada vez mais, no elenco principal, .

David Neres, por exemplo, tem potencial e joga pelos lados do ataque, mas precisa ser humilde e compreender que apenas o talento não fará dele alguém grande dentro dos gramados.

Neymar treina muito e nunca parou de evoluir.

Deveria servir de referência esportiva para quem nasceu abençoado com talento acima da média e principalmente saúde para mostrá-la. A satisfação de ganhar não pode perder o jogo contra a de brilhar e exibir técnica.

Urgente reforçar o elenco nessa função 

O São Paulo precisa de volante.

A minha dupla teria Thiago Mendes e Michel Bastos, mas Bauza opta por Hudson ao lado do ex-Goiás, que deve ser titular absoluto

De todos os negócios feitos desde quando Leco assumiu a presidência e escolheu Gustavo Vieira de Oliveira para cuidar do futebol, a compra de mais 40% dos direitos econômicos de Thiago Mendes, dobrando a participação do clube e encerrando a cláusula que obrigaria negociá-lo, foi o melhor investimento.

Tende a se valorizar acima dos 6 milhões de euros que forçariam a sua saída, e os cartolas foram perspicazes ao acertarem tudo em dezembro, antes da abertura da janela de transferências. Seria quase impossível o atleta novo, muito forte na parte física, com qualidade para ser primeiro e participar constantemente do sistema ofensivo, ou atuar como segundo da posição, permanecer no Morumbi com multa de rescisão de pequeno valor.

A chegada de mais alguém da posição é uma das principais metas. Consegui checar o trio que faz parte da lista.

Mais pegada no meio de campo 

Lucas Silva, emprestado pelo Real Madrid para o Olympique de Marseille, onde é reserva do time com fraca campanha (nona colocação), é o mais técnico deles.

Rômulo, ex-Vasco e titular do Spartak Moscou quarto lugar na liga russa são os 'estrangeiros', tem como maior virtude a contribuição para o sistema de marcação.

Willians, do Cruzeiro, pintou no Santo André como grande jogador, mas oscilou no Flamengo, Udinese, Internacional e na sua atual agremiação, é outro com maior potencial na marcação.

Mano Menezes o fez jogar mais adiantado, recentemente, antes de ir treinar o Shandons Luneng da China e Tite, sempre atento ao mercado, quis contar com Willians, provavelmente para substituir o Ralf.  .

Isso mostra qual é a prioridade do Bauza. Quer opções para melhorar a cobertura quando os laterais apoiam, a 'compactação' em frente aos zagueiros e, se possível, agregar virtudes coletivas que nunca faltam nos melhores times  do futebol.

Não consegui apurar quais receberam ofertas, se há negociações com eles, e se há mais nomes na lista que os dirigentes têm em mãos para a escolha e acerto com o volante que pretendem contratar.

A tendência é haver outros, pois o menos valorizado e difícil de ser contratado por ter quase 30 anose ser reserva com o técnico Deivid, teve que ser riscado da lista de pretendidos.

Conceitos do melhor futebol

O ideal é que o time tenha dois volantes com capacidade de marcação, criação e finalização.

Ter sempre o marcador ao lado de outro habilidoso é, atualmente, conceito quase obsoleto.

Funcional ainda, de acordo com o esquema tático, principalmente se os laterais forem ruins nos desarmes e incapazes de apoiarem e recuarem como o coletivo precisa, ou se a proposta for abdicar de mais de um jogador no sistema de marcação.

Quem pretende ter dinâmica de futebol moderna, com posse de bola no meio de campo, transição à frente trocando passes e variações ofensivas, precisa tentar elevar a qualidade técnica.

Como em nosso continente isso é raro, ou por causa da filosofia de jogo de quem escala, ou por falta de grana para ter e manter atletas que podem exercer ambas as funções, quase nunca os times contam com dois volantes que conseguem ser fundamentais nos sistemas de criação e de marcação, e isso não impede uma agremiação de comemorar a conquista da Libertadores.