Blog do Birner

Qual Robinho: o ídolo santista ou o reserva na China?

birner

De Vitor Birner

Robinho, em forma e disposto a competir, tem muito a contribuir para o Atlético de Diego Aguirre.

A questão é saber se ele pretende fazer isso como o time precisa, o treinador quer, a torcida espera e a direção aposta ao investir nele,  ou se jogará com menos empenho que o necessário, de maneira confortável para si mesmo.

A reserva em partidas do Guangzhou Evergrande deve ter sido fruto do desdém com quem lhe pagou altos salários.

A agremiação, ciente disso, fez contrato de produtividade. Tinha que se resguardar como possível, pois o vínculo assinou até o final da próxima temporada e colocou cláusula de renovação por mais uma.

Ele tem 32 anos, nenhum histórico de grandes problemas físicos e depende da dedicação aos treinamentos para mostrar futebol de qualidade elogiável.

A penúltima

Não avaliarei os meses do atleta na China, pois não assisti aos jogos e a reserva no Mundial deixou impressão ruim.

Times daqui não contratam quem sequer consegue ganhar a posição no esporte em desenvolvimento do país mais populoso no planeta.

Antes, no Santos,  onde ficou  até meados do ano anterior, teve desempenho convincente.

A equipe piorou após ele sair, mas se reorganizou, cresceu, evoluiu e chegou a apresentar futebol superior, com Geuvânio [ou Marquinhos Gabriel] pelos lados do trio de criação do 4-2-3-1, Lucas Lima entre eles e Ricardo Oliveira adiantado, ao do período com o veterano e que rendeu a conquista do estadual.

Ganhou força coletiva principalmente na marcação, pois Robinho, quase sempre pelos lados e mais aberto no esquerdo, recebia a regalia de acompanhar o apoio do lateral oponente até a linha que divide o gramado.

Como o centroavante não tinha força física para recuar tanto constantemente e é mais construtivo se permanecer adiantado, havia 8 jogadores participando sempre do sistema defensivo, o que pode ser pouco dependendo das necessidades do time em alguns jogos.

Reverenciado na Vila

Ícone futebolístico, em especial nas categorias de base .

Robinho tem tal status, principalmente entre os atletas que pretendem subir ao time principal alvinegro.

Neymar, por exemplo, antes de ganhar brilho próprio queria 'ser Robinho' e realmente é fã do meia, outrora atacante, apesar de ter mais habilidade e futebol que o ídolo.

Essa admiração quase consensual na baixada criou ambiente favorável e fez os outros jogadores correrem pelo autor das históricas pedaladas contra o corintiano Rogério.

Me pergunto se o mesmo acontecerá na sua nova agremiação, onde não ganhou torneios e sequer tem raízes, receberá salários altos, chegou na condição de estrela, e precisará retribuir tudo com generosidade.

Não sei a resposta. Qualquer afirmação convicta, agora, seria chute.

Ninguém, com exceção ao próprio jogador, pode afirmar como ele se dedicará trajando o manto sagrado da agremiação que Vantuir, Reinaldo, Toninho Cerezo  e tantos outros honraram e respeitaram.

Tenho certeza que a expectativa da nação atleticana é enorme. O impacto disso se refletirá em cobranças ou elogios proporcionais ao desempenho do jogador.