Blog do Birner

Pedir mais proteção para Neymar em campo é desrespeitar o futebol

birner

De Vitor Birner

O futebol

Na França, colegas jornalistas pedem aos árbitros proteção a Neymar dentro de campo.

Foi igual no Brasil. Na Espanha houve polêmicas porque jogadores se incomodaram com os lances que consideraram provocações. Alguns responderam caprichando nas divididas com o atleta.

Aos que reclamam e solicitam tratamento singular para o atleta, informo que a regalia é uma falta de honestidade com o próprio futebol.

Nenhum atleta tem que ser colocado acima da essência do esporte.

No gramado

O alfabeto do futebol tem a seguinte ordem: os muito habilidosos como Neymar brilham com lances bonitos,  resolvem mais jogos, e quem precisa impedir tenta o possível.

As regras impõe os limites. Os árbitros impõe as regras. Qualquer alteração nisso é uma pancada na atualmente fragilizada alma do esporte.

O abençoado com o dom de ser craque conhece a regulamentação e a dinâmica, e tem que se proteger em campo.

Os colegas de time podem cooperar.

A atividade é brusca, de técnica e força, extremamente competitiva, por isso tem alguns lances rispidos. Se machucar é  parte do esporte.

A ética solicita que lesões nunca sejam provocadas de propósito. As faltas podem ser, pois pertencem á competição, que é lúdica.

Querer limites iguais aos da rotina diária fora dos campos é enorme ignorância futebolística. Uma tentativa de quem pensa conhecer o jogo, mas têm critérios que parecem construídos em quadras de 'society' e condomínio. Nada contra ambos. Apenas pertencem a outras modalidades e são prejudiciais para a mais popular do planeta.

Aos maniqueístas, adianto que nem tudo pode ser aceito em campo.

Há fronteiras e quem conhece o esporte consegue avaliar em quase todos os lances se foram respeitadas dentro do gramado.

É protegido

A possibilidade de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e outras estrelas apanharem fora das jogadas com a bola é quase nula.

Pelé, Maradona e os craques de outrora tiveram que lidar com isso. Hoje, na era da tecnologia, há '5500' câmeras, algumas direcionadas aos mais renomados do futebol.

Assiti quase todos os jogos do atleta contratado pelo PSG no Barcelona. Em alguns teve regalias da arbitragem e noutros atuou sob os padrões tradicionais da Liga na França.

A estética

Quem conhece o que penso sobre o esporte, sabe que desde o século anterior falo na importância de times terem força coletiva.

Aplaudo qualquer sistema de marcação elogiável.  A união dos seres humanos para uma construção que gera benefícios é algo que merece elogios.

Os craques estão na prateleira mais alta. Agregam muito, tornam o difícil factível,  criam sonhos para a torcida e melhoram o futebol.

A dificuldade é a graça do futebol.

Os gols são muito comemorados porque acontecem poucos no jogo. Os decisivos, principalmente se conquistados após raras oportunidades de o time finalizar, geram momentos de alegria mais intensos que os últimos de uma goleada. Atender as solicitações de regalias aos craques é contribuir para estragar o esporte.

Quando dois clubes mais técnicos entram no mesmo campo, a quantidade de gol e a competitividade podem aumentar.

Mas esses jogos como recentemente protagonizaram Liverpool e Manchester são exceções.

O futebol tem os craques e os atletas bons ou medianos no desempenho. Precisa de todos para existir com força.

Se apenas os mais habilidosos atuasssem, quase todos os países sequer teriam uma agremiação.

A atividade de alma inclusiva foi prejudicada pela segregação social nas arquibancadas porque os cartolas colocaram lucros a frente do esporte.

Torço para ninguém alterar critérios em prol da elite técnica dos atletas, pois Neymar e cia têm o necessário para brilhar.