Blog do Birner

Grêmio goleia: Corinthians continua favorito, mas tem que se preocupar

birner

De Vitor Birner

Grêmio 5×0 Sport

O baile diante do Sport e os tropeços do Corinthians contra agremiações da região do rebaixamento geram uma novidade no torneio de pontos corridos.  Ainda não há uma disputa direta pela conquista do torneio.

Essa acontece quando qualquer clube pode ser ultrapassado numa rodada. Renato, cartolas e cia planejaram a temporada e avaliaram que o campeonato mais importante do país era a terceira opção na hora de o treinador poupar o elenco. Por isso 'permitiram' ao time de Fábio Carille  abrir considerável margem na tabela de classificação,

O tropeço na Copa do Brasil, segunda competição para o Grêmio, diminuirá a quantidade de escalações alternativas, além de talvez encerrar utilização do quadro C lotado de atletas revelados na base.

O Corinthians pode abrir mão da Sul-Americana sem nenhum incômodo e o Grêmio necessita manter como principal torneio a Libertadores.

O time de Itaquera tem esse trunfo, mas restando quase o turno inteiro a diminuição para sete pontos oferece possibilidade, o sonho,  dos gremistas encerrarem o jejum de de duas décadas na mais almejada competição dadentro do país.

O líder continua como grande candidato, sequer necessita repetir o desempenho de antes da paralisação anterior, mas sabe que é necessário se mexer e elevar o padrão de futebol mostrado nos 3 últimos jogos da temporada

O vareio gremista

Geromel machucado, Lucas Barrios e Luan convocados,  e Pedro Rocha que foi ao Spartak Moscou.  As ausências de jogadores que são referências no Grêmio poderiam dificultar o desempenho do time.

O treinador optou pelo Bressan na zaga, Léo Moura por dentro do trio de criação, Ramiro e Fernandinho dos lados nessa linha, Everton adiantado, e proporcionou para a torcida o baile diante do Sport.

Os laterais Edílson e Cortês apoiaram muito. Têm sincronia com os volantes e por isso a cobertura é precisa. O que atua na direita brilhou no gol de falta com força e no bonito lance e assistência no 2×0.

Luxa facilitou muito ao Grêmio.

O Sport com Osvaldo, Diego Souza e André na frente, Anselmo como volante mais recuado, além de Rithelly e Wesley completando o setor, foi mole e inoperante dentro do gramado.

Quase nenhuma movimentação com a bola, preguiça na iniciativa do favorito, e principalmente omisso no sistema de marcação resumem a atuação dos atletas.

O andamento e o 5×0 foram coerentes.  Fernandinho se destacou na segunda metade do jogo. De pênalti ampliou e dois minutos depois repetiu. Esse gol que teve o Grêmio tocando a bola desde o campo de trás e colocando na roda a agremiação de Diego Souza. Em seguida conseguiu a assistência para Dionathã completar o resultado positivo.

O padrão estabelecido no futebol

A falta que Edílson finalizou e comemorou foi cavada, mas outras similares são marcadas aos montes em nosso futebol, igualdade nos critérios é igualdade nas condições de disputa no torneio e por isso sequer discordarei de quem avalia o equívoco como acerto. É a tal da cultura do society ou do videogame nos gramados para alegria de parte das torcidas.

A arbitragem acertou no pênalti,

Ficha do jogo

 

Grêmio – Marcelo Grohe; Edilson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Michel e Arthur: Ramiro (Dionathã), Léo Moura (Patrick) e Fernandinho; Everton (Beto da Silva);
Técnico: Renato Gaúcho

Sport – Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henriquez e Sander; Anselmo (Everton Felipe), Rithely e Wesley (Reinaldo Lenis); Diego Souza, André e Osvaldo (Rogério)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro: André Freitas Castro – Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha