Blog do Birner

Corinthians detona favoritos e encerra o turno com uma das mãos no troféu

birner

De Vitor Birner

Fábio Cariile, na entrevista após o Corinthians merecidamente ganhar do Sport, mais uma vez enfatizou que nunca imaginou a campanha tão precisa do time.  Nem o próprio técnico cogitou margem tão grande na liderança do torneio.

O Alvinegro encerra o turno com uma das mãos na troféu. Somou tantos pontos que, mesmo se oscilar, poderá comemorar a conquista.  Quase nenhum clube tem futebol para superar quem conseguiu o vareio nas outras agremiações.

Quem pode competir

O Grêmio é o único clube que mostra futebol para disputar com o Alvinegro, mas Renato poupa o elenco nos pontos corridos.

Tem 8 pontos menos que o Corinthians,  quer a Copa do Brasil e, acima dela, a Libertadores. Atuou com o time misto diante do Atlético e conseguiu o resultado positivo.

Há grande possibilidade para se classificar diante do Godoy Cruz e garantiu vaga na semifinal do mata-mata nacional. Repetirá a opção noutras rodadas.

O Brasileirão é a terceira opção do Grêmio e a primeira do Alvinegro.

Mesmo assim, se mantém como o candidato capaz conquistar o torneio.

Por enquanto apenas um sonho

O Santos é a agremiação mais bem classificada a seguir. A possibilidade do time ganhar a Libertadores é maior que a de superar o Corinthians nos pontos corridos.

Necessita ser mais regular, além de melhorar a dinâmica em muitos momentos dos jogos.

Tem que somar 13 a mais que o líder no returno para tomar a frente, além de secar o Grêmio que joga mais futebol.

Façanha improvável e o milagre

Palmeiras, Flamengo e Atlético: tais agremiações eram as favoritas à conquista do Brasileirão, principalmente a da Gávea e a do Allianz Parque.

No torneio de regularidade, os elencos com mais técnica necessitam sobressair. Equívocos de preparação, confusões no grupo de atletas, além de problemas dos cartolas na gestão do futebol podem impedir que um deles ganhe o torneio.

No returno, o Alviverde necessitará de 5 rodadas para igualar a pontuação do Corinthians.  Se conseguir classificar às quartas de final da Libertadores, poupará atletas em algumas rodadas nos pontos corridos.

O Flamengo necessita 6 rodadas para igualar os pontos do Corinthians.

Eliminado na fase de grupos do maior torneio continental. provavelmente preferirá investir na Copa do Brasil e na Sul-Americana, as competições secundárias da Conmebol e de nosso país.  Tais conquistas merecem ser comemoradas, mas são pequenas diante do que imaginaram cartolas e torcedores após a construção dos elencos.

O Atlético recentemente de Roger e atualmente de Micale soma menos da metade dos pontos dos que têm Carille, Jô, Balbuena e cia.

Campanha pífia diante da força do elenco. Nenhuma possibilidade há de ganhar a edição em andamento do torneio que mais almeja dentro do país e a Libertadores é ou tudo ou nada na temporada. Se for eliminado, terá apenas vaga em vez de troféu para conquistar, pouco para quem montou elenco melhor que o de agremiações mais bem classificadas.

Acima disso, o líder joga mais futebol que esse trio com fortes elencos.

O grande baile no turno é glorioso para o Alvinegro e patético para os então favoritos.

Pode tropeçar muito, desde que Flamengo e Palmeiras mantenham, ou elevem apenas um pouco, o padrão em campo.

O resumo

O Grêmio pode cogitar e o Santos sonhar em ganhar do Corinthians nos pontos corridos.  Alviverde tem minúscula possibilidade e o Flamengo reza pelo milagre do futebol.