Blog do Birner

Flamengo jogou melhor em Itaquera, mas o Corinthians merecia ganhar

birner

De Vitor Birner

Corinthians 1×1 Flamengo

O Flamengo ditou o ritmo, permaneceu com a bola, foi ao campo de frente maior número de vezes e conseguiu mais finalizações; por outro lado o Alvinegro merecia sair de Itaquera com resultado melhor que o empate.

A avaliação é simples para quem curte e compreende o futebol.  A dinâmica que a agremiação do Rio de Janeiro impôs aumentou a possibilidade para ganhar, mas é a precisão que,  em campo,  determina méritos para ganhar.

O Corinthians conseguiu os 2 gols com Jô e o oponente apenas o de Réver. O pífio equívoco do auxiliar ao invalidar o primeiro do artilheiro mexeu nos frutos das realizações dos atletas.

Todo resultado gerado pelos atletas é merecido e apenas se a arbitragem o altera temos ausência de méritos de quem foi beneficiado para ganhar ou empatar..

O futebol é uma construção complexa na estruturação dos times e simples na avaliação dos méritos dentro do jogo.   Diego foi incompetente na frente de Cássio e o centroavante do líder, em condição mais difícil, conseguiu gols diante do estreante D. Alves.  Houve  o equívoco do meia e mérito do artilheiro no torneio.

O Alvinegro oscilou nos cruzamentos.  Juan cabeceou após o escanteio e forçou a grande participação do goleiro. Aplausos para quem pode ser convocado pelo Tite.  Os méritos foram do atleta que toca na bola com as mãos e os mesmos faltaram para o zagueiro.

Guerrero recebeu lançamento, houve a bobeira do sistema de marcação do Corinthians, e o centroavante foi incapaz de aproveitar;  isso interferiu no resultado. No futebol a quantidade aumenta as possibilidades mas apenas o número de acertos nas finalizações gera resultados positivos.

Pedro Henrique entortou e acertou o travessão de Cássio.

Em alguns jogos a bola tocou por dentro da trave e nem entrou ou sequer sobrou para quem pretendia o gol finalizar.

Sorte não é pecado; se trata de uma bênção.

Quem discorda há de achar o azar mérito,  rejeitar qualquer maré positiva,  dispensar os benefícios das graças e reclamar porque teve sorte.

Em suma,  o que os atletas construíram gerou 2 gols para  Corinthians e apenas o de Rever ao elenco mais forte.  .

O árbitro e o auxiliar entraram no gramado  para cumprir as regras e permitir aos atletas construírem o resultado.

Anularam o gol muito fácil de ser validado e dificultaram para o Alvinegro ganhar.

Ficha do jogo

Corinthians – Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel (Camacho) e Maycon; Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto), Rodriguinho e Clayson (Pedrinho); Jô
Técnico: Fábio Carille

Flamengo – Diego Alves; Pará, Réver, Juan e Trauco (Berrío); Márcio Araújo e Cuéllar (Willian Arão); Éverton Ribeiro, Diego e Everton; Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa