Blog do Birner

Thiago M. acerta ao ir embora; atleta é a primeira grande baixa para Ceni

birner

De Vitor Birner

Jogador de 'elite' no elenco

Thiago Mendes compunha o grupo de atletas capaz de ser pilar da formação do time competitivo. Os outros são  Jucilei, Cueva, Rodrigo Caio e Lucas Pratto.

Me refiro apenas aos que atuaram pelo clube. Comentarei sobre os estreantes após assisti-los dentro da proposta coletiva que o técnico implementa.

Ceni pode optar pelo quarteto na linha de trás, ou pelo o trio na zaga, e formar distintos posicionamentos de jogadores no meio de campo. Nenhuma das configurações está pronta para tornar o time competitivo regularmente,

O negociado tem virtudes para agregar força ao time em qualquer desenho tático,

A versatilidade subaproveitada e o potencial inibido

Thiago Mendes é inferior ao Petros apenas no toque de bola e visão de jogo. Ganha em todos os demais fundamentos.

O ideal, se ambos estivessem disponíveis, seria o contratado atuar no trio do 4-2-3-1.

O atleta que saiu é muito forte na parte física, consegue percorrer distâncias maiores dentro do gramado. Atua com intensidade, Pode participar da criação e recompor o sistema de marcação.

É competente na finalização de fora da área e tem bom jogo aéreo.

O técnico tentou alguns atletas do lado direito do trio de zaga, mas não colocou o volante que tem tudo para ser eficaz no setor.

Possui velocidade para acompanhar os atacantes rápidos nas lacunas que o São Paulo abre em quase todos os jogos, consegue ir à frente e recuar no tempo, e mantém  a intensidade. No elenco, ninguém tem a dinâmica igual a do reforço do Lille

Nunca, desde que foi contratado, jogou no time com pleno entrosamento. Na França terá maior possibilidade para desenvolver o potencial. No Morumbi esse aprendizado tende a ser mais lento e menos amplo.

Tinha que aceitar a oferta

O problema de Thiago Mendes é a leitura do que acontece no gramado.  Se não melhorar muito com o Bielsa, técnico tão utopista quanto genial, dificilmente será capaz com qualquer 'professor' de futebol.

O mestre 'hermano', vice da Libertadores contra Rai e Telê Santana, homenageado pelo Newell´s 'pechos frios' Old Boys – batizou o estádio do clube com seu nome – referência para Guardiola,  Sampaoli, Pochettino  e mais alguns treinadores de sucesso, tem conhecimento para ensinar o necessário para o contratado e ajudá-lo a abrir portas em torneios maiores da Europa. .

As características sugerem que pode para atuar na Premier League., se  elevar o padrão do próprio desempenho.

Tudo isso mostra que acerta por ir embora do Morumbi.

Tinha que gerenciar a paciência com uma parte da torcida do São Paulo, que o considera mal jogador. Qualquer declínio de produção, e rapidamente as reclamações eram iniciadas. Jadson, Souza e Casemiro são alguns dos últimos que conhecem esses apupos no estádio da agremiação.

No máximo a do zagueiro

Breno, Wellington, Neílton e Chávez foram emprestados ou saíram por instrução do treinador aos cartolas.

Ceni quis manter o Luís Araújo, que não era titular absoluto no torneio de pontos corridos. Nos jogos decisivos diante de Cruzeiro e Defensa Y Justicia na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o atleta revelado em Cotia iniciou no banco de reservas.

Maicon formava a dupla de zagueiros ao lado de Rodrigo Caio ou o trio com Lucão. Apanhou do esquema tático e da dificuldade do técnico acertar as linhas e entrosar o time, provavelmente se incomodou muito, diminuiu a intensidade nos jogos e caiu de rendimento.

É impossível afirmar que tais saídas geram grande impacto no coletivo.