Blog do Birner

Fabio Carille obtém a conquista coletiva; Romero é o símbolo

birner

De Vitor Birner

Unidade em Itaquera

Humildade para avaliar o elenco, sabedoria ao escolher como atuar e pragmatismo competente na implementação da proposta de futebol.

Essas virtudes foram os alicerces da conquista do Corinthians no Estadual;  Fábio Carille impôs o sistema de jogo após o desmanche feito pela diretoria. Teve que contrariar o besteirol populista de muitos que, nas atuações ruins do clube, exigiram a escalação dos atletas mais técnicos e preteridos porque eram os menos esforçados.

O treinador tinha as seguintes opções; podia valorizar a habilidade, com certeza insuficiente para o o time se equiparar aos concorrentes gigantes no torneio, ou a construção do ambiente competitivo e solidário.

Escolheu a única que poderia gerar os resultados positivos.

Os mais renomados e técnicos que se adaptassem às necessidades da maioria, ao invés do contrário. O técnico nunca os retirou completamente do planejamento. Giovanni Augusto, Guilherme e Marquinhos Gabriel sempre tiveram a oportunidade para atuar com a intensidade que o técnico acha necessária ao coletivo.

É difícil apontar os chamados destaques da conquista, Posso elogiar a dupla de zaga, em especial o Pablo, mas a 'parede' diante de ambos facilitou.

Então, tenho que ressaltar o Gabriel, Romero, Jadson, Rodriguinho, Maycon, Léo Jabá e quem mais atuou no setor.

O meia e o volante brilharam no mata-mata e foram considerados os melhores por milhões de torcedores.

Mas individuar o êxito do bloco é uma daquelas tolices piegas, maniqueístas, que menosprezam a dinâmica em  campo e implora pelo personagem a ser exaltado acima do clube. Além disso, o Fagner e o Arana foram no mínimo tão fortes quanto qualquer outro suposto protagonista da conquista.

Jô, o artilheiro dos clássicos, tem que ser citado. Cassio merece aplausos,

Todos contribuíram. Destacar alguém como o jogador doo clube no torneio é difícil nessa campanha do Alvinegro.

Talvez a figura de Romero seja a mais simbólica.  Desacreditado, teve empenho acima da média para ser construtivo e fortalecer o coletivo.

O gol na final o premiou.

Hoje é para a comemoração

Me refiro apenas ao Corinthians no estadual.  O momento é de festa, para quem valoriza a conquista, da torcida.

Citarei depois a avaliação do que foi construído para o restante da temporada, necessidades dos reforços ao elenco, e as possibilidades no torneio de pontos corridos.