Blog do Birner

Conselheiro da oposição quer cassar vitalícios ou adiar eleição no S. Paulo

birner

De Vitor Birner

Francisco de Assis Vasconcellos Pereira, conselheiro que votará em José Eduardo Mesquita Pimenta, entrou com ação contra o clube para obter a liminar que cassa a escolha de 59 conselheiros vitalícios eleitos desde 2004 e os impede de votarem na eleição a presidente que acontecerá terça-feira.

A manobra jurídica prevê que, se não for atendido, o pleito pode ser adiado. No 'juridiquês', é o chamado pedido subsidiário.

O cartola é o mesmo que, na Justiça,  acertadamente questionou as alterações estatutárias que garantiram o último mandato de Juvenal Juvêncio , e que prejudica a instituição por entrar com outra ação após os sócios referendarem o estatuto que profissionaliza o futebol da entidade e foi implementado seguindo todas as determinações do do então Novo Código Cível.

Eleição no Morumbi 

A iniciativa pode ser avaliada como manobra para a oposição ganhar o pleito ou, na pior das hipóteses do ponto de vista das próprias pretensões, tempo, pois avalia que está em desvantagem na corrida eleitoral.

Além disso, referenda a contrariedade de antigos cartolas com a extinção de cargos políticos\estatutários (os vice-presidentes dos departamentos), que serão substituídos por profissionais remunerados.

No dia da aprovação do estatuto que entrará em vigor para o futebol quando o novo presidente for escolhido, o conselheiro Alberto Bugarib, amigo e grande aliado político de Pimenta, afirmou que o primeiro ato do grupo ao chegar no poder será invalidar a alteração.aprovada pelos sócios.

Terá que convencer os sócios a barrarem a profissionalização que recentemente referendaram.

Antes, será necessário eleger o ex-presidente e candidato da oposição, além de contrariar Abílio Diniz e Alex Bourgeois, que apoiam e contribuem para a campanha que pretende ganhar do candidato da situação.

O empresário apoia a modernização da gestão, tal qual faz o Leco, apesar de estarem em distintos lados.

Se mantida a convicção de alguns antigos integrantes do órgão e Pimenta for bem-sucedido no pleito, Abílio talvez se frustre. É favorável à modernização da gestão,  a trata como uma de suas bandeiras para a agremiação, e o candidato que pretende ver à frente do São Paulo será cobrado por pares nos quais confia a convencer os  associados a derrubarem o que aprovaram nas urnas do Morumbi.

O São Paulo não havia sido notificado até o horário até o fim da tarde da quarta-feira.