Blog do Birner

Barcelona tem aval para ganhar no apito; e foi constrangedor

birner

De Vitor Birner

Acima da concorrência

O Barcelona é o maior clube do século. Teve as equipes mais geniais, conquistou os principais torneios e o principal: implementou uma proposta de futebol que faz história e serve como referência para a transformação da dinâmica nos gramados.

O número de times que investem em manutenção da bola, na ousadia, e que para atuarem com a solidez necessária jogam com sistemas de marcação no campo do oponente, aumentou.

Isso não significa que o clube seja sempre merecedor de todos os resultados positivos que consegue. A remontada diante do PSG confirma.

Aplausos maiores que o futebol

Luis Enrique creditou o êxito à fé dos atletas e da torcida.  Referiu-se à crença de todos em si mesmos e no time, não em preferências por religião, para conquistarem da classificação.

Os atletas realmente mostraram mais raça que a habitual. Correram demais. Tudo que tinham para transpirar deixaram no gramado.

Havia pouco para o treinador elogiar nas virtudes tradicionais que transformaram o Barcelona na principal agremiação do século. Nem na parte coletiva, nem na individual houve muito brilho.

A única atuação acima da média

Além da raça e do esforço de todos, houve uma apresentação tecnicamente merecedora de grandes aplausos.

Que grande atuação de Neymar! Foi o protagonista, entre os atletas, da classificação. Chamou o jogo e nos minutos finais 'tomou o posto' de Messi como referência para garantir o resultado positivo.

Milagre, doutrina, clichê e elogios

O 'hermano' teve boa atuação, com b minúsculo, tal qual muitas que assistimos pelos gramados na Europa.. Nenhuma assistência, tabela ou gol com a bola em andamento  saíram dos pés do genial atleta .

Suárez, outro acima da média, o centroavante que mais aprecio ver nos gramados, foi discreto. O esforço no gol que fez e simulação patética no pênalti inexistente que cavou foram as contribuições para o feito do Barcelona.

Nos outros setores ninguém se destacou.  O volante Busquets foi discreto. Rakitic criou pouco e bobeou no gol do dos franceses. Iniesta fez uma assistência que conseguiu com esforço e no equívoco de Marquinhos.

Rafinha atuou na  direita e se limitou às tentativas de cruzamentos.

A zaga com o trio Mascherano, Piqué e Umtiti deixou lacunas, fez pênaltis, todos sonegados por quem devia cumprir as regras.

Na parte coletiva, o time que gosta de entrar na área tocando a bola, que tenta finalizar em frente aos goleiros, foi incapaz de se impor e teve que investir finalizações de média distância e cruzamentos.

Repare nos gols.

Duas falhas do PSG nos iniciais, o mesmo número de pênaltis inexistentes, o de falta  e o último no lançamento de Neymar pelo alto para Sergi Roberto garantiram a classificação. O goleiro Trapp sequer fez grandes intervenções.

Reitero: apenas Neymar foi brilhante;

Isso tudo comprova que a atuação do Barcelona não fez jus aos elogios entusiasmados que recebidos pela agremiação.

O suficiente para se classificar

O PSG iniciou o jogo como se estivesse tremendo. Tomou o gol tolo de Suárez e depois, apesar dos erros no toque de bola, conseguiu se acertar.

Impediu o oponente de entrar na área e finalizar, forçou o Barcelona a insistir nas tentativas de fora e cruzamentos, ganhou as disputas por cima e apenas no equívoco de Marquinhos diante de Iniesta seguido pelo de Kurzawa os catalães conseguiram outro gol.

Sim: os erros e acertos compõem a atuação de qualquer time. O Barcelona nada tem a ver com as dificuldades da agremiação de Paris.

Mas o resumo do 1°t é maior.

Houve o pênalti inquestionável de Mascherano, que a arbitragem de nível abaixo da crítica sonegou, e outro duvidoso nos padrões atuais do futebol. Se a regra fosse cumprida, provavelmente os franceses empatariam e freariam o ímpeto dos gigantes.

Isso aconteceu mais tarde. Minutos após o reinício do jogo, o árbitro atrás da linha de fundo inventou a penalidade após o escorregão do lateral Meunier, e Messi cobrou com precisão para turbinar o ambiente e o time.

O Barcelona, tomado por grande ímpeto, mantinha a marcação na frente e insistia no chuveirinho. Quando Kurzawa fez a assistência para Cavani comemorar. as arquibancadas e o time catalão gelaram.

Foram 25 minutos nos quais nada construíram e poderiam ter tomado outro gol, se houvesse mais capricho do PSG nas finalizações ou se o pênalti no carrinho de Piqué em Di María fosse marcado.

O 'hermano' finalizaria em frente ao Ter Stegen. A transmissão da Uefa sequer reprisou o lance.

O time reascendeu quando Neymar, em falta executada com maestria, quase no fim do tempo regulamentar, fez o gol.

Extremamente tendenciosa

Nos acréscimos exagerados, pois o jogo teve poucas paralisações e nem com tantos equívocos no cumprimento das regras os atletas da agremiação da França arrumaram entreveros, os responsáveis pelo cumprimento da regra continuaram 'empurrando' o Barcelona às quartas de final da Liga dos Campeões.

Deram 5 minutos a mais e o pênalti patético em Suárez. Foi constrangedor. Neymar fez o que cabia ao Messi e teve a frieza para cobrar e comemorar.

Quem entende o futebol sabe que no jogo há disputa técnica (individual), coletiva, física e emocional. Naquele momento qualquer time teria dificuldade para lidar com a última.

Após a goleada em Paris, restando um gol para o Barcelona no Campo Nou atípico porque a torcida fazia barulho, após pênaltis 'inventados', sonegados e equívocos todos favoráveis à maior agremiação, era difícil para os franceses manterem a concentração.

O lance da classificação aconteceu no último minuto.  Mérito de Neymar pela assistência, de Sergi Roberto por finalizar, mas se não fossem tantos equívocos nas regras, nem o clima do jogo naquele momento e nem o resultado seriam favoráveis ao Barcelona.

Os muitos pesos e medidas

Queria ver os que elogiaram a classificação fazerem igual, se os times para os quais torcem fossem eliminados em circunstâncias iguais.

O que houve no gramado do Barcelona foi similar ao que Carlos Amarilla fez com o Corinthians diante do Boca Juniors, pior que o equívoco de Thiago Duarte Peixoto no dérbi, que a defesa de Wendel embaixo da trave em clássico diante do São Paulo e que tantos jogos nos quais houve muitas críticas duras aos que entraram em campo para cumprirem as regras. Aqui, por muito menos, há reclamações veementes feitas pelos que aplaudiram e reverenciaram a classificação,

Me pergunto se o futebol tem regras distintas para os gigantes europeus, ou os que optam pela rigidez constante acham que o Barcelona e talvez mais alguma agremiação são doutrinas indiscutíveis e por merecem tanta cegueira ou generosidade.

Sério.

É impossível para quem raciocina ao analisar desempenhos, achar que mereceu a classificação porque mostrou grande futebol.

Seja como for

Barcelona, Madrid e Bayer são os favoritos na Liga dos Campeões.

O time de Ancelotti é o que, por enquanto, joga futebol mais elogiável.

No mata-mata todo o favoritismo é mais subjetivo. Há agremiações além dessas e que podem conquistar o torneio.