Blog do Birner

A Chape além do futebol; muita saúde, alegria e paz para todos

birner

De Vitor Birner

O povo colombiano mostrou solidariedade incomum para os padrões culturais vigentes em nosso país. Tornou a dor coletiva ao invés de individual, egoísta, mesquinha.

Sim. O Brasil, que é a a junção de todos nós, tem esses defeitos nocivos ao planeta. O patriotismo em verde e amarelo simboliza uma nação corrupta e cheia de mazelas sociais.

Antes de xingar o blogueiro ou listar os defeitos de qualquer outra nação, todas têm alguns ou muitos, concentre-se no que pode melhorar para todos.

É mais funcional e humilde.

O único ser humano sobre o qual é capaz de exercer grande ingerência nas decisões e você mesmo. Crer na hipótese de alterar o comportamento alheiro é arrogância. Religiosos e crédulos no Deus, lembro que nem o próprio faz isso diretamente e oferece o livre-arbítrio, o respeito às opções individuais como escola da existência.

O ódio pauta a sociedade. Todos sentimos, mas quando acontece é a hora de silenciarmos. O Fla-Flu político da direita x suposta esquerda deve ser alterado pela argumentação embasada e o desejo de escutar atenciosamente o que o oposto afirma.

O norte do raciocínio tem que ser a harmonia coletiva, a qual tem como alicerces a compreensão, o perdão, generosidade e paz.

O que for pautado por ódio, vingança e satisfação ao ver alguém com problemas joga contra essa construção da sociedade mais feliz.

O lugar de preconceitos raciais, sociais, ideológicos, de gênero, espécies animais e todos mais que o faz parecer é na lata de lixo e ninguém deveria existir como se fosse o depósito de excrementos existenciais que impedem os avanços de convívio no planeta.

Aproveito a metáfora para reverenciar os garis que correm sob calor e frio ou chuva atrás de caminhões, enquanto tomam fumaça na cara e inalam o fedor dos restos do que foi consumido. além de recolherem o resultado da ausência da educação de quem atira detritos no chão, tudo em troca de uma merreca de salário.

Mereciam a gratidão da sociedade ao invés do menosprezo que a mesma oferece a maioria dos mal-remunerados.

Tenha amor pelas pessoas e os animais. Comida estragando na geladeira e o morador de rua ou de qualquer local com muita fome e nada para comer deveria ser avaliada como a corrupção da mínima ética social, a que ultrapassa fronteiras do dinheiro.

Reclame e questione o governo, mas faça algo se puder para questões emergenciais, além de bater as panelas e berrar em redes sociais.

Silencie os teus julgamentos de caráter alheio. Seja tão generoso ao avaliar os de outros como é ao fazer consigo.

Cada bandido morto é uma derrota da humanidade que, obviamente, nada soluciona.

Ao contrário; agrava a guerra social e alimenta a estagnação coletiva.

Todos os seres humanos cometeram equívocos pequenos ou grandes equívocos em algum momento, muitos aprenderam e se tornaram indivíduos mais construtivos.

Deus e a natureza são os únicos que têm legitimidade para decidir se merecemos mais uma chance. Eu e você somos minúsculos para carregarmos o peso de oferecer às mães, irmãos, filhos e amigos o desgosto da perda de quem amam.

Olho por olho deixará tomo mundo cego, tal qual afirmou Gandhi.

Mandela perdoou quem o deixou na cadeia sem nenhum motivo por mais de um quarto de século.

Pepe Mujica fez igual.

Jesus, sob a dor da cruz, teve generosidade e indulgência divinas ao afirmar: ''perdoai-os porque eles não sabem o que fazem''

Os anônimos juízes 'destogados' sociais, tomados pela vaidade, nada perdoam e vaticinam sentenças contra quem sequer conhecem e em questões das quais nada averiguaram.  Consideram os outros como os grandes problemas sociais, enquanto inertes os ofendem e se mantêm agarrados às tais macro-soluções econômicas que creem resolver tudo e na prática são apenas parte do básico necessário da construção coletiva.

Dinheiro é como o ar.

Se respira para viver em vez de se viver para respirar. Apenas  quem sofre de alguma patologia considera o ato involuntário de inspirar e expirar a prioridade.

As famílias de quem desencarnou em Medelim têm,  hoje, o primeiro reveillon sob a sombra da ausência dos parentes. Muitas outras perderam quem amam.

A tua comoção, se for apenas individual e apegada ao que sentiu, é egoísmo, mas se a tristeza contribuiu para fortalecer o aprendizado de valorizar a continuidade finita que Deus e a natureza permitem, e agregou capacidade para fazer a sociedade mais alegre, gera virtudes em prol da construção da harmonia coletiva, , .

O patriotismo, da forma como é aqui, territorial, é um problema social. Certamente quando houve as guerras muitas pessoas com sentimentos iguais aos dos colombianos que nos emocionaram foram assassinadas pela manutenção ou conquista de países.

Centenas de milhões, acho que bilhões, desde a confecção da primeira arma, se foram e a arrogância da nossa espécie fornece conotação positiva quando se afirma que algo deve ser mais humano.

Os exterminadores de gente, animais, florestas, rios se consideram superiores apenas porque foram dotados de maior inteligência, a mesma que destrói o planeta em nome do lucro.

Patriotismo abençoado e o cultural, de afinidades, de amor, de compreensão que o indivíduo do outro lado da fronteira pode nos ensinar e merece solidariedade.

Mesmo assim, aprender a perdoar é imprescindível aos que pretendem contribuir para o ano com mais alegria e paz!!!!!

Economize energia de apontar o dedo para mim. Pertenço ao grupo dos que necessitam lembrar constantemente o que citei para me aprimorar e ser mais construtivo.

Deus abençoe todos com saúde, alegria e paz!!