Blog do Birner

Tite é goleado ao tentar driblar cultura do egoísmo; atletas têm méritos

birner

De Vitor Birner

Coletivo e talento

Tite é o melhor treinador no país. Essa obviedade a maioria sabe e reconhece.

Ganhou os jogos à frente da seleção, quase todos com apresentações consistentes tanto na criação quanto na marcação. O time oscilou diante do Peru, em alguns momentos, ao fechar as brechas pelos lados e diante da Venezuela foi menos inspirado com a bola. .

'Coincidentemente', naquela partida o Neymar, suspenso, foi a ausência e o time caiu de rendimento na construção dos lances de gol.

Parte da opinião pública fabricante de clichês rapidamente arrumou o argumento.

O declínio do sistema de criação foi consequência do gramado, que classificou como ''pasto''.

Humildade que faz Tite brilhar 

A velha cultura do individualismo continua impregnada no país. É tão arraigada que conseguiram enfiar o culto ao egoísmo, o maniqueísmo sistêmico de procura por heróis e vilões,  dentro do discurso favorável à construção coletiva.

O técnico chamado de 'retranqueiro' em janeiro do ano passado, o que me motivou a escrever o post do link, agora é uma espécie de  'Capitão América' em verde, amarelo, azul e branco.

http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2014/12/11/tite-nao-e-retranqueiro-torcedor-deve-cobrar-da-diretoria-as-contratacoes-para-o-tecnico-jogar-de-maneira-mais-ofensiva/

Ganhou o status de redentor do futebol nacional.

Nas entrevistas, por ser grande conhecedor do esporte, faz o possível para escapar dessa desumanização  contraproducente. Sabe a importância do elenco de qualidade, e o impacto que a ausência do mais habilidoso eventualmente pode gerar.

A 'safra', ao contrário do que essa parte da opinião pública afirmava, é competitiva.

Dunga cometeu equívocos aos montes, Tite sabe, mas faz questão de elogiar o antecessor ao citar as inversões de Renato Augusto e Phillippe Coutinho no gol, ontem, do Gabriel Jesus.

Manteve silêncio nas gafes de quem sucedeu e as corrigiu ao escalar quase todos os atletas na posições e funções em que atuam nas agremiações. Sabe que o tempo para fazer adaptações e alterar o condicionamento tático é insuficiente antes dos jogos das eliminatórias.

Temperou o arroz com feijão na medida, requintou o prato com o que conhece muito e, rapidamente, achou o sabor capaz de alegrar o torcedor. Tem conseguido porque há jogadores que tocam, driblam, marcam e raciocinam com a qualidade para fazerem o que pretende.

Comigo e contigo na dupla de zaga, ou nas vagas de Neymar e Gabriel Jesus, ou na de quaisquer outros do elenco, seria impossível.

É treinador, tem sabedoria acima da média dos colegas no país, transpira muito para atingir as metas e nem cogita ser milagreiro.

Por isso, quando os louros dos resultados positivos são direcionados quase integralmente a si, faz questão de distribuir méritos com a comissão técnica que prepara o elenco, e com os atletas que transformaram em prática e êxito o que foi idealizado e treinado antes dos jogos.

Quem conhece e ama o esporte, imagino, nunca acreditou que a 'safra' era ruim e nem enxerga o técnico tal qual colega de David Cooperfield ou de alguém que transforma lixo em ouro.

Valoriza muito o que Tite faz, admira, aprende algo e distribui com os jogadores a fase positiva do manto sagrado outrora mais admirado no futebol.

E quando houver oscilações, saberá que são parte da construção coletiva e há o treinador capaz à frente do elenco.

O serviço de atendimento ao consumidor

Nem adianta reclamarem com o blogueiro. O SAC é o próprio técnico que em todas as entrevistas distribui méritos para quem praticou o que preparou.