Telê Santana será nome de avenida no Morumbi
birner
De Vitor Birner
O São Paulo deve homenagens ao treinador. Esse é a convicção da atual diretoria de marketing do clube.
Por isso uniu forças com a Under Armour, fornecedora de material esportivo do time de futebol, e enviou à Câmara Municipal a solicitação da troca do nome da avenida Jules Rimet pelo do treinador.
O vereador Arserlino Tatto (PT) fez o projeto de lei, aprovado e publicado no Diário Oficial. O prefeito irá homologar a decisão e o trecho da Avenida Jules Rimet, que tangencia o estádio do Morumbi, entre a Avenida Padre Lebret e a Praça Roberto Gomes Pedrosa, se chamará Telê Santana da Silva.
Melhor do planeta
Técnicos são chamados de professores, mas a minoria tem a competência para ensinar o atleta a jogar futebol.
Telê fazia com maestria impar. Sob as orientações do técnico, muitos desenvolveram qualidades nas finalizações, toque de bola, cobranças de faltas, e cresceram na profissão.
O último que ergueu o troféu, como capitão, de campeão do mundo pelo país, serve como exemplo.
Cafu e tantos outros que tiveram o privilégio de serem orientados pelo exigente treinador ficaram mais competentes e obtiveram maior sucesso.
O São Paulo contratou Telê na época em que a 'cornetagem nacional' o chamava de pé frio, apesar de ter muitas conquistas – a única de campeão brasileiro do Atlético é uma -, e subiu de patamar como agremiação.
Ganhou tudo montando no CT da Barra Funda os times que pintaram, esculpiram e interpretaram com a bola nos nos gramados.
Encantou as massas noutros clubes e na seleção, mas foi no Morumbi onde teve a redenção agregando ao currículo êxitos em Libertadores, Mundiais, Estaduais (na época eram relevantes), além doutras conquistas internacionais e do maior torneio nacional.
Após duas décadas e meia da primeira comemoração de campeão com Raí e cia., a torcida continua entoando o nome do técnico nas arquibancadas do estádio.
O batismo da avenida é simbolismo que ressalta a 'era Telê' e os feitos do treinador.