Blog do Birner

Entenda por que o ouro do futebol não brilha

birner

De Vitor Birner

Em São Paulo, na região em que moro, Neymar cobrou o pênalti que garantiu a medalha de ouro ao Brasil e o grito de comemoração nas ruas e domicílios foi dos maiores que escutei. Nenhuma outra modalidade teve tal apoio da população.

Nem o vôlei masculino, o único esporte capaz de fazer cócegas no futebol se as referências forem identificação e apreço do povo, impressionante por chegar na quarta final olímpica seguida e ser campeão após oscilar na fase de grupos, conseguiu gerar comemoração tão intensa como a do que monopoliza atenções e exerce uma espécie de ditadura da preferência, a monocultura sólida e difícil de ser trocada pela democratização no país de pensamento conservador onde as pessoas reclamam do que acontece e repudiam e menosprezam quem pretende sair do padrão e fazer o coletivo caminhar em frente.

Qualquer raciocínio lógico mostra que o líbero da seleção Serginho é muito mais importante que Neymar para o esporte do país. O atleta do Barcelona por ser mais novo pode alterar isso durante a carreira, mas nesse momento são incomparáveis nas realizações, cada qual naquilo em que é especialista.

Há algo praticamente inquestionável e que de nenhuma forma desabona a conquista do time que teve em Neymar o atleta mais importante nos jogos eliminatórios.

A medalha de ouro do futebol masculino foi a mais opaca e a única pouco relevante que o Brasil conquistou. Nem é necessário tanta inteligência para compreender como a banda toca na épica e inigualável maior festa do esporte no planeta.

É muito simples

Quando Rafaela Silva entrar na tatame, ano que vem, do Mundial em Budapeste, todos que cobrem o evento dirão que é campeã olímpica.

Isso tem peso no currículo dos atletas. O mesmo vale para Thiago Braz no salto com vara no maior torneio do atletismo que começará em 5 de agosto, no estádio olímpico de Londres.

Isaquias Queiroz, o colecionador de conquistas, ilustre desconhecido antes da Olimpíada no país da monocultura no esporte, terá as medalhas ganhas no Rio de Janeiro citadas ao participar de qualquer torneio da canoagem.

Em quase todas as modalidades funciona assim.

Quem conseguiu ganhar medalhas, sejam de ouro, prata ou bronze, será mencionado pelos feitos que simbolizam superioridade técnica e física, e por isso considerado favorito em quaisquer torneios.

O futebol, nisso, é exceção.

O mundo, com razão, literalmente desdenha do feito, pois a competição é muito fraca. Os sub-23 'turbinados' pelos trios de atletas que as agremiações permitiram ir às seleções não representam a força das nações.

Quando Tite fizer a estreia nas eliminatórias contra o Equador, ninguém da imprensa internacional afirmará que os campeões olímpicos irão entrar no gramado.

O discurso será embasado em questões realistas do esporte, como a goleada que sofreu na semifinal, a sexta colocação na corrida pela classificação, a tradição dos únicos pentacampeões mundiais do planeta, a capacidade dos atletas chamados e a proposta coletiva do treinador.

Ao contrário do que acontece em quase todas as modalidades, a Olimpíada é irrelevante para quem analisa desempenho das seleções masculinas de futebol.

As outras que têm concorrência grande

Alguns dirão que o basquete se enquadra nas exceções. Se engana quem faz isso.

O nível técnico do torneio é muito alto. Como a NBA pertence a outro planeta do esporte, ser campeão da National Basketball Association confere aos atletas status maior que o de campeões olímpicos.

A qualidade muito acima da média mostrada pelos norte-americanos,

A qualidade muito acima da média mostrada pelos norte-americanos, não o desdém doutros países na montagem de seleções (sempre convocam os melhores atletas) ou quaisquer restrições da FIBA, confere tal relevância à espetacular liga de LeBron, Curry e Durant campeão no Rio de Janeiro.

Sérvia e Espanha serão citadas como ganhadoras de medalhas de prata e bronze pelos especialistas que fizerem avaliações da força dos países que irão participar do Eurobasket na próxima temporada.

Considerariam as conquistas em análises do Mundial, mas como o torneio será um ano antes da Olimpíada em Tóquio, as seleções devem ser alteradas e, consequentemente, as análises sobre as possibilidades de ganharem o torneio.

Golfe, tênis e boxe são as outras modalidades que não oferecem pompa maior aos que conquistam medalhas, se comparadas aos êxitos em torneios profissionais como o PGA Tour e em qualquer Grand Slam.

Mesmo assim, todo pugilista que se aventura pelo mundo das bolsas milionárias disputadas nos ringues de cassinos em Nevada tem o feito olímpico mencionado no início da empreitada.

Neymar, Gabrieis e todos têm méritos 

Futebol masculino olímpico é tecnicamente muito ruim, mas os jogadores que conseguiram o ouro podem ser aplaudidos pela conquista.

A CBF priorizou o torneio em detrimento da Copa América, queria o feito inédito e inócuo, e o elenco de Micale cumpriu a obrigação de ganhar e acabar com a neo-mania comercial que distorce os tamanhos dos feitos ao colocar todas as conquistas dos atletas em pacote igual.

As muito fracas África do Sul e Iraque, a Dinamarca pior ainda, a mediana Colômbia, a limitada Honduras  e o catadão da vice-campeã foram superados pelo promissor e hoje extinto time montado pelo treinador para essas duas semanas de muitas emoções geradas pelo esporte.

Comemorar com tanto entusiasmo ou é fruto do embalo olímpico, pois, reitero, não há nada melhor para quem ama o esporte, ou é sinal que neste momento parte da população se esqueceu como é gigante o nosso futebol.

O ouro nessa modalidade é migalha na história rica que tantos craques construíram. O Brasil foi o maior e mais admirado dentro dos gramados, raramente houve questionamento disso, inclusive além de nossas fronteiras, e não tinha a tal medalha;  quando consegue o topo dessa 'enésima divisão'  inserida no pacote da elite doutras modalidades, quase nada agrega à melhora urgente que Tite iniciou com a convocação para as eliminatórias.

Rodagem, experiência ao lidarem com as questões foram do gramado, como tivessem feito estágio, são os frutos que podem fortalecer a construção que iniciará o treinador.

Os jogadores campeões nada tem a ver.  Cumpriram o que todos exigiam. Era o máximo, em termos de resultado, que poderiam conseguir.

A Fifa mantém a força comercial do torneio que promove fazendo enormes restrições ao do COI. Isso é questão de grana e política que interfere na qualidade do  esporte.

Futsal deveria substituir futebol

O Comitê Olímpico Internacional, se fosse menos conservador, excluiria o futebol masculino. O feminino deve ser mantido porque o ouro tem maior relevância que o Mundial da modalidade.

O futsal, apesar de algumas seleções fortes serem formadas basicamente por atletas naturalizados apenas para poderem atuar e ganhar melhores remunerações, é  esporte mais identificado com a alma do torneio.