Blog do Birner

Palmeiras tem que resolver futuro de Mattos antes de contratar o treinador

birner

De Vitor Birner

Ordem de prioridades

No Palmeiras, Alexandre Mattos planeja o futebol, Escuta os cartolas acima na  hierarquia do clube, dialoga com os mesmos e faz o necessário para gerenciar o departamento e montar forte elenco.

Nesse mês, o contrato do dirigente remunerado se encerrará. Seria ilógico a agremiação tomar algumas medidas antes de saber se permanecerá.

O Alviverde recém elegeu o presidente. Mauricio Galiotte foi apoiado pelo Paulo Nobre, por isso ganhou com tanta facilidade, mas pode divergir ou agregar ideias as que pautaram a gestão do antecessor;

Terá que resolver a renovação de Alexandre Mattos.

Antes do acerto com quem for o dirigente remunerado, inclusive se preferir outro, a contratação do sucessor de Cuca será precipitada e amadora. O especialista faz o planejamento do futebol e o implementa, o que inclui a escolha do treinador.

O novo mandatário sabe e pretende seguir tal roteiro. Prometeu continuar a gestão profissional, o que sugere alguém tecnicamente capaz à frente do departamento que torna a agremiação gigante.

Por isso, tal qual tem plena noção, terá que resolver a manutenção de Mattos, ou quem o substituirá, antes de contratar o treinador que se encaixa no planejamento da temporada em que pretende ter grupo de atletas capaz de conquistar a Libertadores.

Seria contraditório acertar com o técnico antes de saber qual é o perfil do gestor do futebol encarregado de avaliar o elenco e consequentemente negociar os reforços.

Tais decisões têm que ser resolvidas em breve porque quanto menor for o prazo do acerto maior será o de colocar em prática o planejamento.

O amor acima do materialismo 

Cuca sequer pretendia ser treinador do Palmeiras ou de qualquer agremiação nessa temporada. Alexandre Mattos, em conversa no meio da madrugada, o convenceu com muitos argumentos.

Garantiu elenco de qualidade para ser campeão, autonomia necessária e ressaltou a grande oportunidade para conquistar o torneio de pontos corridos..  O acerto, por isso, foi de permanecer nesse curto prazo.

O gestor, como deveria fazer, aceitou. A agremiação teve alguém competente no cargo e o cartola ganhou prazo para tentar a manutenção de quem prometeu e cumpriu que sairia.

As questões que 'impedem' o treinador de permanecer são mais que compreensíveis.

A saúde de quem  ama é a prioridade. Tem dinheiro e engordar a conta no momento em que familiares necessitam do ser humano ao lado seria aquele tipo de ambição desmedida,  mesquinha ganância, que faz de homens ricos pessoas pobres na existência, pois nem tudo pode ser comprado.

Grana é como o ar.  Se respira para viver ao invés de viver para respirar, É meio ao invés de fim, apesar de a embromação das mega-soluções mágicas econômicas nunca gerarem harmonia coletiva como seus propagadores afirmam e grande parte da população crê.

Quem necessita, como a maioria de nós, tem que largar gente doente para obter o sustento, mas os que enriqueceram podem optar e devem apoiar quem amam, pois são insubstituíveis afetivamente e a natureza e Deus sequer disponibilizaram a venda do dia de ontem.

Talvez nesse clima de consternação gerado pela queda do avião, seja mais simples para muitos compreenderem com realismo o valor do desfrutar de convívios.