Blog do Birner

Gabigol precisa entender o futebol; referência pode ser Gabriel Jesus

birner

De Vitor Birner

O otimismo

Se alguém esqueceu, relembro como foi a ida de Gabigol para a Europa.

A Internazionale gastou uma fortuna, comemorou nas redes sociais e, antes de assinar o contrato, os 'tifosi' foram ao aeroporto recebê-lo com festa. Apostaram que os dirigentes contrataram o artilheiro brilhante.

Teve colega que na primeira entrevista coletiva perguntou ao atleta, pasme, se poderia suceder Ronaldo.

Os interistas esbanjaram grande otimismo após a contratação.

O gramado

Na Itália nem sequer esboçou competência para atuar.  Foi orientado por Frank de Boer, Stefano Pioli e pouco pelo Luciano Spaletti, mas não agradou nenhum técnico da agremiação.

Em 46 jogos pelo torneio de pontos corridos, Liga Europa e Copa da Itália iniciou uma vez como titular na copa do país e substituído durante o 2°t. O único gol que comemorou conseguiu diante do Bologna.

O 'calcio' ofereceu ao jogador o ensinamento para melhorar na parte coletiva, ponto fraco do Gabigol, que pareceu pouco interessado nisso. apesar de ser o grande beneficiado se ampliasse a sabedoria para o futebol.

Mais uma

O Benfica por empréstimo contratou o atleta. Gabigol foi atuar no torneio mais fácil,  entretanto no clube grande, pois precisava iniciar algo elogiável na Europa.

Após um semestre os portugueses decidiram que não o queriam mais no elenco. Os números foram quase iguais. A reserva e uma comemoração de gol no quarta competição em importância resumem a breve estada na agremiação.

A bênção

Gabigol tem apenas 21 anos. Pode, se quiser, melhorar como jogador.

No Santos conseguiu muitos gols. Curiosamente optou por transformar acertos em dificuldades. Atuou como se isso fosse tudo em campo, negligenciou incumbências para o sistema de marcação e dinâmica de criação sem a bola.

O dom da artilharia e a competência ao finalizar podem ser recuperadas na Vila Belmiro, mas nunca terá o padrão de clube grande ou gigante na Europa enquanto mantiver o desdém ao coletivo.

Deveria se preocupar mais com a oportunidade para mostrar que pode ser contrutivo para o coletivo que em ser artilheiro.

No futebol daqui provavelmente conseguirá os gols, mas se avaliar que são tudo permanecerá no atual estágio como atleta de futebol.

Com Guardiola

Quando foram contratados por Manchester City e pela Internazionale, comparavam Gabigol com o Gabriel Jesus.

Um foi á Europa brilhar e aprender, enquanto o outro para ser o artilheiro. O que entendeu a necessidade e se concentrou em melhorar, apesar de se machucar duas vezes e atuar no torneio mais dificil que o da Itália, ganhou moral com o treinador perfeccionista e gigante no futebol.

A sabedoria mostra que paciência e humildade contribuem, tornam o time e o atleta mais fortes.

Gabigol tem referência atualizada do que necessita para retribuir o investimento santista e depois talvez mostrar aos europeus que pode ser construtivo no gramado.