Blog do Birner

Corinthians inicia temporada melhor que o São Paulo;Quem ganha o clássico?

birner

De Vitor Birner 

Na frente

O Corinthians entra no gramado, hoje, no Pacaembu, com mais possibilidade que o oponente de ganhar o clássico.

A vantagem não garante favoritismo,  mas, nesse início de temporada na qual os técnicos são forçados a acertarem os times no meio do torneio, iniciou na frente, pois os titulares do meio de campo na conquista dos pontos corridos nenhuma grande proposta receberam e continuam no elenco.

Além de mais entrosado, terá jogadores mais descansados. Quarta-feira, Fábio Carille poupou quase todos os principais atletas no setor.

Testa e mexe no time no ambiente de paz com a torcida.

Dorival Jr, mesmo após organizar a bagunça de Rogério Ceni e fortalecer o grupo de atletas emocionalmente afundado, recebe críticas externas  desproprocionais, pouco inteligentes,  que 'forçaram' o treinador a colocar no gramado os titulares para ganhar um irrelevante jogo no Estadual.

Além disso, a agremiação de Itaquera tem a regalia de atuar pela quarta vez seguida no estádio, hoje apenas com sua torcida na arquibancada.

No gramado

Diante do Mirassol, o lado esquerdo do São Paulo foi mal. Brenner não jogou nada, Shaylon quase igual e os inconstantes avanços de Edmar foram inúteis.

Nenhuma crítica tenho, pois Estadual é para testar e oferecer rodagem aos atletas da base, mas este setor é o que precisa lidar com o mais forte do Corinthians, onde Fagner vai a frente, Romero é intenso e Jadson aparece para as tabelas.

Se Dorival for conservador e pensar apenas no resultado, colocará Reinaldo como ala diante de Edmar para tentar aumentar a força do sistema de marcação e ter alguém com mais capacidade para acompanhar o lateral do Corinthians. Meu palpite é que o técnico não fará essa alteração.

Fábio Carille também tem dificuldades em um dos lados.

No último jogo, com Juninho Capixaba na lateral e Lucca mais adiantado na esquerda, o setor comprometeu o sistema de marcação e quase nada contribuiu na criação. Quando Clayson entrou, o time ganhou força.

Aposto que dessa vez iniciará com o último. A dúvida é a lateral, se crê que a parede no meio de campo garantirá proteção ao contratado. Com tempo o técnico ensinará a fechar lacunas em campo.

O setor onde o Corinthians tem sido vulnerável no início de temporada é o mais forte do São Paulo. Marcos Guilherme participa muito tanto da criação quanto da recuperação de bola.  Petros igual. Militão, quando possível, avança e completa o trio.

Os técnicos sabem de tais vulnerabilidades e orientaram os atletas.

Nos cruzamentos, lances que resolvem muitos jogos, o time de Dorival foi um pouco melhor que o de Carille nesse início do Estadual. Pedro Henrique oscila, o que é comum para o atleta que necessita rodagem.

O futebol

O Corinthians, mais descansado e com paz para se preparar, tropeça menos em equívocos técnicos, por isso comemorou mais gols.

Acertar finalizações tem sido uma das principais dificuldades do São Paulo no início da temporada. Talvez, depois que ganhou, aumente o moral dos jogadores e a precisão, em especial diante dos goleiros.

O clássico não tem favorito. No início do ano os times oscilam e como os leitores e as leitoras sabem, gols podem interferir na dinâmica dos times dentro do gramado.