Blog do Birner

Exigir do São Paulo resultados positivos imediatos é pouco inteligente

birner

De Vitor Birner 

A construção

Quem conhece o básico sobre o futebol reparou que alguns atletas do São Paulo carregaram as pernas diante do Novoronzontino. Se esforçaram mais que o ideal no jogo completamente sem valor na temporada.

Empataram, poderiam ganhar se o pênalti fácil de ser interpretado em Caique fosse assinalado por Luís Flávio de Oliveira, mas tanto faz, neste momento, o resultado.

Os principais clubes do país, que almejam conquistar algum torneio da elite do futebol, ou no mínimo se classificarem á Libertadores, precisam se preparar no Estadual.

Em especial nessas tediosas rodadas iniciais.

Os gestores

Dorival Jr e a diretoria têm que privilegiar o planejamento da temporada em vez de se preocuparem com reclamações da torcida.

Exigir resultados após duas semanas de atividades no CT da Barra Funda é sinal de pouca sabedoria.  Em suma, atender solicitações de resultados positivos imediatos pode ser prejudicial para o clube.

Teria sido, por exemplo, mais útil manter os principais atletas no local de preparação e concentração do elenco. Ao atuarem foram desperdiçados alguns dias preciosos para a construção coletiva.

A paciência

A arquibancada pediu as entradas de Cueva e Diego Souza, o treinador atendeu no 2° t (Lucas Fernandes e Brenner iniciaram o jogo) e o padrão de futebol do time foi mantido no gramado.

O peruano em regra oscila e teve apenas 9 dias de preparação, o contratado no Sport dez, por isso apenas se eu fosse humorista sem talento criticaria a atuação deles e de qualquer jogador.

A natureza

Quem não pode ser avaliado nem sequer deve entrar no gramado. Há exceções com grandes atletas, dependendo do potencial do elenco, nos momentos decisivos da temporada.

O futebol

Jogo de início do Estadual contra clube pequeno nunca exige isso. Se algum cartola ou torcedor do São Paulo crê que sim, sugiro reflexão, pois parece que se esqueceu do tamanho da agremiação Morumbi.

Para qualquer gigante do futebol, o êxito nesse torneio mantém igual a necessidade atual de grandes conquistas. No máximo aumenta a confiança do elenco e nem isso garante.  Na temporada anterior o Flamengo comemorou no Rio de Janeiro e o Atlético em Minas Gerais, depois cada qual  mostrou futebol aquém do potencial do elenco em quase toda a temporada.