Blog do Birner

Diego Souza: técnica elogiável e uma contratação de risco para o São Paulo

birner

De Vitor Birner 

O contratado

Toda contratação oferece algum. A agremiação optou por investimento grande para seu padrão.

Em regra, após qualquer time agregar jogador conhecido, construou opinião sobre a tendência do desempenho do mesmo no clube. Dessa vez tenho tantas dúvidas para criticar ou elogiar a iniciativa dos cartolas, que prefiro aguardar no mínimo algumas rodadas e os bastidores para avaliar se acertaram no Morumbi.

A construção

O time do São Paulo mostrou muito caráter de futebol em quase todo o 2° turno do campeonato brasileiro. Refletiu, em campo, a personalidade e as atitudes do elenco formado por atletas sérios e líderes de diferentes características.

Petros é mais explosivo, enquanto Hernanes pondera. Havia o contraponto.

Rodrigo Caio, Lucas Pratto e Lugano tomavam a frente.

Conseguiram ser líderes em sincronia e sem disputas egóicas tradicionais no futebol.

Dois foram embora, 'El Díos' se aposentou e o 'Hermano' provavelmente disputará a Libertadores pelo River Plate. Ninguém pode garantir a permanência do zagueiro convocado por Tite e cotado em todas as janelas de transferências para atuar na Europa.  O grupo com muitos jogadores da base precisa ter ao lado colegas competentes, rodados e que priorizam o coletivo.

Tem Cueva no elenco. Pretende Gabigol. É essencial que a balança do comprometimento penda favoravelmente aos protagonistas que constroem ambiente positivo para o clune ganhar nos gramados.

A diretoria

Raí afirmou que Diego Souza tem esse perfil. Experiente é, mas há dúvidas se agrega tanto como referência de esforço em prol do coletivo. Essa virtude exige que o ser humano abra mão de si em alguns momentos para o todo ganhar.

O elenco do Sport precisava ser mais comprometido no último campeonato brasileiro. O atacante era um dos líderes. A responsabilidade precisa ser dividida. O jogador tem a fatia que lhe cabe. Antes teve breve estada nas Laranjeiras.

Na técnica pode oferecer além do que Lucas Pratto conseguiu na última temporada. Na dedicação, aguardo para saber se a  resposta é não ou sim.

O departamento de futebol aprovou a contratação.

Dorival Jr, Ricardo Rocha e Raí  Dorival são rodados, conhecem o vestiário, gerenciam a rotina no CT da Barra Funda e avaliaram que manterão o jogador comprometido na temporada.

Além disso, o atleta pode ser elogiável apenas por iniciativa própria. Seres humanos têm essa capacidade. Jô é uma boa referência de quem aumentou a dedicação e por isso brilhou.

A paciência

Antes de saber quem o São Paulo negociará e conseguirá contratar, toda projeção atual de time pode ser alterada.

Hoje, com o elenco todo disponível, exceto quem pediu para jogar nos 'millonarios', Diego Souza seria o centroavante, ou na ausência de Cueva segundo jogador de frente por dentro ou pelos lados do gramado.