Blog do Birner

Tite acompanha Bernard e Fred brilharem mais que Fernandinho e G. Jesus

birner

De Vitor Birner

O baile

Tite foi assistir ao jogo do Shakhtar Donetsk diante do  Manchester City. Provavelmente imaginava outro andamento dentro do gramado.

O time que ninguém cogita para ganhar o torneio brilhou no 1°t.  Forte no sistema de marcação, anulou a criação do favorito e com lances de velocidade construiu os gols.  Podia comemorar mais, se caprichasse ao finalizar.

O técnico

Guardiola deve ter reclamado muito com o elenco. Depois do descanso, o clube que almeja conquistar a Liga dos Campeões melhorou, entrou no jogo e conseguiu diminuir no pênalti.

As zebras

O volante Fred, convocado poucas vezes, atuou melhor que Fernandinho, testado por Tite como opção para Renato Augusto ou Casemiro e praticamente garantido no elenco.

Gabriel Jesus conseguiu o pênalti quase no encerramento – Aguero finalizou com precisão – mas esteve pouco inspirado e o sistema de criação quase nada ofereceu só centroavante. Uma vez recebeu a bola em frente ao goleiro, tentou driblar e com facilidade o oponente impediu com as mãos.

Taison, pelo meio, e Bernard na esquerda atuaram na mesma linha. Ambos contribuíram para o resultado positivo.

O que conquistou uma Libertadores agregou mais e acertou grande finalização para comemorar o golaço.

Numa comparação, o que nunca foi convocado jogou pouco melhor que o colega que teve algumas oportunidades na seleção. Os dois formaram o trio com Marlos na direita. O desempenho elogiável do naturalizado foi essencial para a agremiação ganhar do favorito.

Como nunca foi sequer cogitado para a seleção do Brasil, aceitou quando recebeu a proposta da Ucrânia e, três vezes, disputou jogos vestindo a azul e amarela do país da Europa.

A construção

Os atletas convocados por Tite necessitam esforço, características e habilidades individuais que o esporte solicita e leitura dentro do gramado para fortalecer o coletivo.

O treinador considera a regularidade para optar. Rodado, sabe que atletas medianos brilham em algumas temporadas e evita o embalo da torcida.

As convocações são calculadas. Nenhuma atuação de jogador que o treinador conhece pode, sozinha, alterar o planejamento.

As da rodada que encerraram os grupos na Liga dos Campeões pouco devem mexer no elenco.

Danilo, que teve dificuldade no sistema de marcação – Marlos atuou mais no setor – provavelmente continuará sendo convocado.  Daniel Alves é veterano e o atleta do City tem sido a melhor opção quando o treinador poupa o lateral.