Blog do Birner

Cartolas do Santos mostram bilhete azul para L. Culpi; é possível entender

birner

De Vitor Birner

O candidato

O Palmeiras e o Santos têm igual pontuação, mas apenas o primeiro, antes da rodada, foi citado como o que pode ganhar o torneio.

Os torcedores se dividiram. Quem menospreza dinâmicas nos gramados achou as avaliações tendenciosas, ao contrário dos que conhecem o futebol.

A sorte

A classificação é melhor que o desempenho. A perspectiva de o elenco elevar o padrão nos gramados é ínfima ou, talvez, nem exista.

O jogo diante do São Paulo foi uma grande mostra dos problemas. O Santos teve o sistema de marcação vulnerável, além de repertório de criação que pouco incomodou a agremiação do Morumbi.

O clube que se esforça para permanecer na elite do futebol se impôs na técnica e no coletivo. Tais virtudes, na maioria das vezes, são fortalecidas quando o treinador consegue implementar propostas de acordo com as características do elenco.

O time que mostrou bilhete azul para Levir Culpi teve resultados melhores que desempenho.

As estatísticas do técnico, por óbvia matemática, são melhores que a dinâmica que conseguiu implementar no gramado. Essas é uma das graças do futebol.

Os 11 resultados positivos, 11 empates e apenas 3 tropeços são generosos, se a referência for o andamento dos jogos e, como nas rodadas seguintes quase nenhuma perspectiva há de elevar o padrão, entendo a opção dos cartolas.

Os dirigentes

Querem vaga direta à Libertadores, ou conquistar o torneio.

Além das necessidades da agremiação no futebol, há mais um planejamento, o da política, que solicita os resultados positivos para ganharem a eleição.