Blog do Birner

Zé Ricardo e o elenco talvez cumpram a promessa de Eurico; será uma façanha

birner

De Vitor Birner

O garimpo

O Vasco iniciou o torneio para se manter na elite do futebol. Eurico Miranda prometia a classificação para a Libertadores que, mesmo o cartola, provavelmente imaginava ser difícil.

O fraco time do estadual foi reforçado no torneio de pontos corridos. O dirigente negociou Douglas, que tem margem para melhorar, contratou atletas rodados que atuavam pouco noutros clubes, e crê que a gestão atualmente tem que ser assim no futebol.

É a possível com a grana que tinha para investir. O próprio, lembro, contribuiu muito para a instituição gigante no esporte ter tantos problemas e dificuldades para montar elenco.

Quase aleatório

Cristovão Borges iniciou a temporada, foi sucedido por Milton Mendes e, depois, o dirigente optou pelo Zé Ricardo.

O dirigente, como se estivesse na cabine do não ou sim do Silvio Santos, mexeu aonde foi possível, mesmo desprovido de qualquer certeza sobre as próprias opções, e solucionou o problema com quem recebera o bilhete azul na Gávea.

O técnico ganhou 4, empatou 3 jogos e continuaria imbatível, se o gol de Jô com o braço fosse invalidado em Itaquera, no único tropeço do Vasco após ser contratado.

Os aplausos

O técnico, humilde, mantém os pés no chão. Sabe que os resultados são melhores que o potencial do elenco.

Após o empate diante do Coritiba no Maracanã, apesar de atuar diante do time na zona do rebaixamento, mostrou alegria com o desempenho porque o time somou 10 pontos nas últimas 4 rodadas.

Sabe que alguns jogos foram iguais, outros tiveram desempenho pouco melhor do Vasco ou do oponente, e os resultados são melhores que a dinâmica em campo.

Elogio porque tal dinâmica é a possível para o atual elenco.

O líder e único favorito no torneio ganhou muitas vezes em condição similar, pois esse é o momento do nosso futebol.

Subiu de patamar

Zé Ricardo foi contratado porque parte do elenco se incomodou com o antecessor. Os resultados mantinham o time na parte de baixo da classificação.

Após 8 rodadas, o clube olha para cima.

Pode almejar cumprir o que Eurico prometeu, mas a parte da torcida conhecedora do futebol achava difícil conseguir nos gramados.

O desempenho

Zé Ricardo estreou quando apenas 4 clubes estavam entre o Vasco e a zona do rebaixamento. Outros 5 foram superados após o técnico iniciar as orientações ao elenco.

Os 3 pontos a mais que o 17° hoje são 13 e apenas o Botafogo, nessa rodada, pode tirar o oponente do grupo de classificados á Libertadores.

A façanha

Ninguém pode exigir a classificação para o principal torneio continental. Nem Eurico que contratou atletas medianos e, após algumas entrevistas, pareceu querer desempenhos como os de Roberto Dinamite ou do Edmundo.

Apenas se emendar grande sequência de tropeços haverá motivo para reclamações. As opções, no momento, são elogiar a quase garantida permanência na elite, e ou almejar a  conquista da vaga na Libertadores.