Blog do Birner

Mano Menezes é o preferido desde a primeira saída de Cuca

birner

De Vitor Birner

Os cartolas

A temporada anterior de alegrias ao torcedor do Palmeiras teve a indefinição sobre a permanência de Cuca. O técnico cogitou que, com ou sem conquistas, pretendia ir embora para cuidar mais da família.

Alexandre Mattos, instruído por Paulo Nobre e com aval do então vice do futebol Maurício Galiotte, tentou convencê-lo a continuar na agremiação.

O perfil instável do técnico sugeria a possibilidade, mas foi encerrada após a confirmação matemática do êxito no torneio de pontos corridos.

Naquele período de indefinição os responsáveis pelo futebol debateram sobre quem seria o melhor para a vaga.

O primeiro da lista

Mano Menezes foi o escolhido.  Como aceitou oferta do clube no qual continua, isso antes de o Cuca recusar renovação do contrato, sequer recebeu uma oferta.

Mattos sabia que o treinador a rejeitaria, conhece os bastidores do futebol em Minas Gerais, os dirigentes, e achou inútil a empreitada.

Era segunda opção

Roger, na época sem time porque a direção do Grêmio o trocou por Renato Gaúcho, após recusar ofertas doutras agremiações  durante a temporada, acertou verbalmente com Mattos a ida para o Allianz Parque.

Galiotte, depois de conseguir se eleger presidente do Palmeiras, demorou um pouco para renovar o contrato do diretor de futebol.

O técnico dependia do que combinaram, o Atlético ciente disso propôs o que pretendia e ganhou a dividida.

O complemento

Eduardo Baptista foi a opção após esses dois e do então treinador do Palmeiras.

Continuam na gestão

Paulo Nobre é o único cartola que tinha opinião considerada na última temporada e não influenciará na escolha do próximo contratado para orientar o elenco.  Galiotte ganhou força e Mattos se mantém como o principal dirigente do futebol na agremiação.

Sei que a gente altera o que pensa sobre técnicos e atletas, os próprios melhoram com esforço ou se acomodam, mas nada que aconteceu recentemente pode mexer tanto nas avaliações.

Roger, talvez, tenha perdido pontos com ambos, e Mano provavelmente ganhou.

Um tem contrato até o final do ano e o outro está disponível para planejar e temporada.

Por isso têm que ser considerados pelos que tentam adivinhar quem será contratado. As recentes mexidas na administração do Cruzeiro aumentam as dúvidas sobre o que o técnico ganhador na Copa do Brasil pensa sobre renovar o contrato. Haverá reunião, em princípio na 2f, para conhecer o planejamento e a oferta do clube.

Em alta e gringos

Jair Ventura e Fábio Carille subiram muitos degraus na temporada. São os únicos que realizaram algo capaz de mudar a opinião dos cartolas.

O provável campeão nos pontos corridos renovou no Parque São Jorge, e a forma como gerencia a carreira sugere que recusaria trocar o Corinthians pelo Palmeiras, sem antes ir para clubes de fora do estado ou, de preferência, do país.

O técnico do Botafogo seria a única opção viável, entre os que mostraram competência para ampliarem o leque dos dirigentes no Allianz Parque.

Entenda que estou dividindo reflexão sobre as possibilidades e não afirmando quem receberá oferta dos cartolas.

Podem tentar alguém na América do Sul, onde há mais técnicos competentes e os orçamentos dos clubes são muito inferiores aos do Palmeiras.

Na onda

A opção Alberto Valentin é citada por alguns conselheiros nada ou quase nada influenciam no departamento. Tem a simpatia de muitos no CT e se encaixa na tendência de investir nos mais modernos.

Será uma enorme zebra, se escolhido, pois Jair e o Carille ganharam oportunidades pelos problemas financeiros de clubes, nisso o Palmeiras é forte, e o perfil do elenco sugere treinador com mais rodagem no futebol.