Blog do Birner

Paraguai peruano, Ospina desatento e Messi brilhante se destacam na rodada

birner

De Vitor Birner

A rodada teve o craque brilhando, o goleiro quase enterrando, seleção comemorando classificação á repescagem, dois favoritos cumprindo obrigação diante de seus torcedores e outro sendo eliminado pelo time com desempenho mais fraco no torneio.

O gênio

Messi merece elogios por atuar como Messi e garantir a classificação diante do time alternativo do Equador. O craque esbanjou talento e brilhou.

Além de habilidade, mostrou concentração, frieza, capacidade para resolver após a dupla de zaga dos 'hermanos' se equivocar e a seleção eliminada no primeiro lance conseguir o gol.

O favorito

O resultado provável no Allianz Parque era o Brasil ganhar. O time nem precisou de uma grande atuação.

No 1°t, o Chile dificultou a criação do favorito e equilibrou o andamento. Após Bravo se equivocar e o Paulinho – melhor em campo com Neymar em seguida- finalizar e comemorar o jogo foi fácil.

Quem quiser criticar os chilenos, será pela atuações noutras rodadas.

O goleiro

Ospina cometeu dois equívocos e a Colômbia, diante dos próprios torcedores, permitiu a virada do Paraguai, impediu a classificação antecipada do time de Pekerman e o forçou a resolver a vaga em Lima.

No Peru, o goleiro bobeou mais uma vez. Tocou na bola após Guerrero finalizar diretamente a falta, mas o árbitro determinara lance de tiro livre indireto, e aconteceu o empate.

O resultado de 1×1 foi o do final e ambas as seleções comemoraram. A mais forte pela classificação e a zebra porque disputará a repescagem contra a Nova Zelândia.

Ospina terá as críticas amenizadas pelo êxito nas eliminatórias.

O mico

O Paraguai foi o grande fracasso da última rodada. Necessitava ganhar da Venezuela, lanterna das eliminatórias, com apoio da barulhenta torcida no Defensores del Chaco para se classificar.

O tropeço pode ser avaliado como patético. Os venezuelanos tinham 10 derrotas, meia dúzia de empates, uma vez haviam comemorado resultado positivo  contra a Bolívia no Estádio de Maturín, e nessa rodada pela primeira vez ganharam fora do país nessa edição do torneio.

Nem a campanha fraca dentro de Assunção, onde somou 11 pontos, diminuía o favoritismo. Tinha que ganhar na técnica ou com garra e força coletiva.

O Peru foi o beneficiado.

Romero atuou desde o início, e Balbuena foi apenas opção para o técnico durante o jogo.

Confirmou

O Uruguai, com o meio de campo necessitando mais talento e a dupla de frente elogiável,  se impôs diante da Bolívia e garantiu a classificação. Nem os gols do lateral Gastón Silva e o zagueiro Godín contra Muslera impediram a classificação.

De Arrascaeta iniciou o jogo em frente ao trio de volantes. Após 75 minutos cedeu vaga para Lodero  .

O Brasil e os 'hermanos' têm os melhores elencos da América do Sul. A vaga na 2° colocação foi mais uma proeza da seleção do país pequeno na geografia e grande no futebol.

Aplausos e críticas

É mais difícil o Messi brilhar contra o Equador alternativo, ou o Paraguai tropeçar no caldeirão do Defensores del Chaco contra o lanterna das eliminatórias?

A grande atuação do craque 'hermano' e a merecedora de críticas da seleção que necessitava ganhar foram os principais capítulos da rodada na América do Sul.