Blog do Birner

Cuca é forçado a alterar tom; Palmeiras tem obrigação de ganhar o clássico

birner

De Vitor Birner

Chiadeira merecida   

O Alviverde, na terceira semana de agosto, continua a saga de tentar achar a proposta coletiva e a escalação que transformam a capacidade do elenco em futebol dentro dos gramados.  O clube abriu as portas do fracasso na promissora temporada.

A única maneira de alegrar a torcida será achar o bendito esquema tático com suas minúcias e conseguir a improvável proeza de conquistar o maior torneio do país.  Se alguém souber outra, por favor mencione.

A direção montou o grupo de atletas para conquistar grandes competições. A dinâmica em campo e os resultados frustram os milhões de torcedores.

As reclamações que o treinador escuta dos torcedores são compreensíveis e têm base no futebol.

No limite com a torcida

Para diminuir o incômodo necessita ganhar a vaga na Libertadores e os clássicos, em especial diante das agremiações da cidade.

Resultado positivo diante do Corinthians, dia 5 de novembro em Itaquera, será uma resposta ao que houve no estadual. Antes, poderá aumentar a possibilidade do São Paulo ser rebaixado.

Atuará diante da própria torcida e no Allianz Parque, onde nunca cedeu pontos para a a agremiação do Morumbi Cuca sabe que o empate será avaliado como péssimo e o tropeço aumentará a irritação, que é grande nas arquibancadas e onde há palestrinos.

Será difícil gerenciar tanto incômodo.

Provavelmente, se fosse outro técnico, seria demitido. Como se trata de alguém que na temporada anterior conseguiu solucionar problemas do time e ganhar o Brasileirão, talvez seja abençoado com a generosidade da torcida e a paciência dos cartolas.

Fora para dentro

Alguns palmeirenses se incomodam porque o treinador nas entrevistas parecia indiferente com a possibilidade do dirigentes mostrarem o bilhete azul.  Hoje foi mais enfático, incomodado, prometeu melhora no desempenho e consequentemente nos resultados.

Interagiu tal qual quer grande parte da torcida.  No clássico saberemos se a intensidade no discurso entrará no gramado.  O futebol do Alviverde tem sido similar ao tom de algumas outras entrevistas do técnico após os jogos.

Tenso e tão entendiante quanto a procura pela dinâmica que valoriza a capacidade do elenco. O resultado positivo no clássico pode alterar o ambiente e mexer tanto com a auto-estima dos atletas quanto da arquibancada.

Em Chico e em Francisco

O parágrafo anterior tem sido mantra no Morumbi.  Dorival Jr sempre cita a necessidade de aumentar a confiança do elenco no próprio futebol.

A única certeza é que a tensão será ingrediente do clássico no Allianz Parque.