Blog do Birner

Contratação de Paulinho é sinal de enfraquecimento do Barcelona?

birner

De Vitor Birner

Construção no início

Barcelona não tem time principal, proposta de jogo e força coletiva.

É um amontado de atletas caros, alguns contratado por mai$ do que podem produzir, veteranos que se esforçam para manter alto padrão e tem o centroavante muito acima da média que forma a dupla de frente com um craque genial.

Por isso tomou o vareio na final da Supercopa. O Real Madrid demorou para achar o melhor futebol na última temporada, manteve a estrutura, além de ter agregado escalações e desenhos táticos para se adaptar e ganhar jogos.

Essa bagunça na Catalunha é uma oportunidade para o volante.

O treinador tentará achar a estrutura mais forte, provavelmente que privilegie Suárez e Messi. Traduzindo, o sistema para permitir que ambos permaneçam adiantados e os demais formem as duas linhas quando o oponente tiver a bola. Neymar era esse atleta capaz de completar o trio de frente e o quarteto no meio de campo.

O talento, em vez da estrutura de jogo, tornavam o time forte. Ambos eram necessários dentro dos gramados.

Suposto enfraquecimento abre uma possibilidade

Participar do início da construção é uma facilidade para os atletas com potencial. Com Guardiola, que montou o mais elogiável Barcelona,  o atleta seria do time B.

O meio de campo tinha Iniesta, Xavi e Busquets. Nas conquistas das Ligas dos Campeões, o trio de frente brilhante formado por Messi, Etoo'o e Henry, e na seguinte por Pedro, Villa e Messi, esse pior que o anterior, desmontava os sistemas de marcação.

Paulinho no máximo seria opção.

É bom jogador, mas a agremiação da Catalunha, no ápice técnico, tinha futebol além dom potencial do volante. Seria quase impossível ganhar uma vaga.

Hoje, Paulinho, se mostrar competência, terá abertura para atuar.

É difícil saber se conseguirá.  Os grandes momentos do atleta foram sob orientação de Tite. No Tottenham, por exemplo, naufragou.

Os jogos na Premier League são mais intensos e velozes que os da Espanha.

Nenhuma problema de adaptação terá fora de campo.

Morava na China. A tendência é amar Barcelona.

Qual Barcelona

As dúvidas permanecem apenas dentro dos gramados. Se o atleta de movimentação previsível agregará mais. Se conseguirá repetir com Valverde o desempenho.  Se isso será suficiente.

E, principalmente, se a fortuna paga pela contratação foi equivocada e a agremiação mais forte do século terá decadência na temporada.

É necessário aguardar o fechamento do período de transferências para ter a referência mais precisa. Com o atual elenco a tendência é que o volante seja um dos símbolos do momento que incomodará a torcida.