Blog do Birner

Rodagem e ‘mística’ em grandes jogos;Tite põe Cássio na frente de Vanderlei

birner

De Vitor Birner

Na seleção do último campeonato brasileiro escalei o goleiro do Santos.  Vanderlei mantém o alto nível embaixo das traves desde a temporada anterior.

Cássio reencontrou o melhor desempenho neste ano. Certamente é menos exigido que o santista. Atua no time com sistema de marcação mais forte e, por isso, os oponentes pouco finalizam dentro da área e diante do convocado por Tite.

Se regularidade fosse o principal critério para a escolha, o melhor jogador na Vila Belmiro ganharia oportunidade do treinador da seleção.

A opção pelo de Itaquera tem outros respeitáveis critérios.

Tite sabe como é a rotina de Cássio na preparação aos jogos. Isso facilita a comunicação. Comemorou, na beira dos gramados, defesas cruciais no Mundial e na Libertadores.

O dono da afirmação ''o campo fala'' escutou que nas horas mais difíceis o ex-colega de Alvinegro tirou coelhos da cartolas. Na seleção tudo se resume ao desempenho no torneio quadrienal, onde cada equívoco e acerto é elevado a milionésima potência e avaliado com base no resultado.

O goleiro do Corinthians foi mais testado em grandes jogos. Os sábios podem divagar, com razão, que Vanderlei nunca foi porque atuou em times inferiores e por isso a comparação é improcedente, ou que se Cássio tivesse tal padrão de exigência igualaria ou jogaria melhor.

Os pragmáticos podem retrucar afirmando que o técnico deve optar por quem acha mais preparado para os grandes jogos.

O treinador necessitaria de alguma rotina com os dois para avaliar qual merece mais formar o trio.

Talvez ambos possam, talvez nenhum, talvez Vanderlei seja convocado, talvez Cassio oscile.

Talvez é uma palavra necessária para avaliar as convocações dentro das atuais perspectivas de ambos no futebol. Restam meses para o torneio que tatua na história os resultados, heróis ou quem será criticado pelo desempenho no gramado.

Vanderlei merece uma convocação. O atleta do Corinthians atua em alto nível e noutros ao técnico competência nos grandes jogos.

É inegável que ambos poderiam ser convocados e que a opção do treinador foi alicerçada nos méritos de Cássio dentro dos campos de futebol.

Jogos e rodagem

Entendo Tite. O treinador tem que agregar critérios além do desempenho atual.

O de ambos é elogiável.

O técnico, se acha que os dois goleiros serão no máximo opção no trio, tem que preferir o Cássio porque a rodagem o preparou melhor para sair do banco e sustentar a camisa da seleção. Vanderlei merece elogios e aplausos, mas o ideal seria atuar em alguns jogos para avaliarmos se mantém o padrão mostrado no Santos e talvez seja impossível tal inclusão no planejamento diante da pequena quantidade dos amistosos.