Blog do Birner

São Paulo tem elenco melhor que o futebol do time; Ceni pode ser cobrado

birner

De Vitor Birner

Chão para caminhar

O São Paulo descansado com duas semanas e meia para se preparar, repetiu os equívocos e foi eliminado.

Ou foi um jogo abaixo do que mostrará nas rodadas iniciais do torneio de pontos corridos, ou há problemas de implementação das propostas de futebol. Nenhum time que se propõe a atuar no campo de frente pode ter dificuldade de ser organizado e veloz na recomposição do sistema de marcação,.

Nenhum time, seja ofensivo, ferrolho ou 'na medida', será ganhador com ineficácia ao interceptar os cruzamentos.

Esse é o beabá do futebol.

Os requisitos citados são essenciais. Há o vão de 36 metros entre as linhas do meio de campo e da área .

No torneio de pontos corridos, tanto as equipes mais fortes quanto as menos têm atletas e lances para a transição em velocidade. Os treinadores dos oponentes ressaltarão isso nas atividades antes de atuarem frente a agremiação do Morumbi.

Os equívocos pelo alto são ainda mais negativos para a campanha na temporada.  Os levantamentos na área, sejam da linha que divide o gramado ou rente a de fundo, são inevitáveis,  Tomar constantemente esses gols é a garantia de perder pontos e classificações,

Ceni é ambicioso e tem proposta de futebol refinado.

Após 5 meses da temporada era plenamente possível a implementação dos requisitos essenciais para alicerçar os mais difíceis de serem aprimorados.

É frustrante, para qualquer atleta, tomar gol tolo. Podem mexer com as emoções e posteriormente no rendimento individual e coletivo dentro do gramado.

Clube 'hermano' impôs o baile tático

O São Paulo permaneceu 7o% do 1° t com a bola e finalizou duas vezes.  O minúsculo clube estreante nos torneios continentais conseguiu quatro tentativas de fazer o gol.  ,

O goleiro Arias não teve que pegar uma sequer. A única em direção foi a que teve Thiago Mendes comemorando. Ambas aconteceram fora da área.

Todas as do oponente foram dentro e exigiram as participações de Renan. Em uma a zebra festejou o empate.

A capacidade para preencher as lacunas e alternar os avanços e recuos do sistema de marcação completaram o baile coletivo.

Os 'hermanos' atuaram tal qual as características do elenco sugeria. Têm atletas com menos técnica que os do Morumbi, sabiam tudo o que Ceni pretendia e, com humildade e sabedoria, investiram no que tinham mais forte.

O técnico Beccacece organizou sistema de marcação competitivo.. O desempenho no torneio nacional, esse ano, é elogiável.

O problema do time é a criação. Mesmo assim, após o golaço de Thiago Mendes, possível de ser evitado, a zebra foi para cima e em 5 minutos igualou.

As 3 finalizações foram dentro da área. Finalizou 3 vezes entro da área.

No restante do jogo foi superior, desperdiçou mais oportunidades para ganhar, Rivero sequer pulou para cabecear após o escanteio, Houve arremate com o pé,naquela região, em cruzamento iniciado na falta.

A classificação do Defensa foi mais que merecida

O técnico mais que os atletas 

Houve dois jogos. O treinador, em Buenos Aires, poupou.

Preferiu o estadual,  muito menos relevante ao clube que a Sul-Americana, e a Copa do Brasil.

Tropeçou em ambos no Morumbi. A estratégia e as alterações de ontem foram ineficazes.

Tinha elenco mais capaz que o dos classificados.

O torcedor que reclamar de Lucão e de qualquer atleta será inócuo, apesar da atuação para críticas. .Ceni, se avalia que o zagueiro é incapaz de cumprir a proposta, tinha opções. Podia mexer na escalação, adaptar a estrutura tática ou a dinâmica de futebol.

Era momento de conquistar a classificação. O São Paulo e os clubes da elite necessitam acertos e aprimoramento coletivo. Mas o laboratório do estadual foi fechado.  Ninguém que conhece o esporte pode reclamar que houve pouco empenho na eliminação.

Seria exagero imaginar o time pronto, após 5 meses de temporada, com a proposta ousada, atual, que Ceni implementa no Morumbi.

Tinha que ser competente no que é básico para ter regularidade no gramado.

As rodadas iniciais, que Guardiola afirma serem as mais relevantes para a conquista no torneio de pontos corridos, afirmarão se a comissão técnica soube aproveitar as atividades no CT da Barra Funda e a bagunça em campo diante ds 'hermanos' na Sul-Americana foi apenas uma daquelas noites em que o time rendeu muito menos do que podia. O elenco que pode mostrar mais futebol é zebra para festejar a conquista, mas  tem obrigação de se classificar para a Libertadores.

Aos 'haters' compulsivos e os sazonais   

As exigências para os os treinadores, cartolas e atletas são construtivas, se forem educadas e gentis, e houver sabedoria de futebol.