Blog do Birner

Estadual é pegadinha? Maioria dos campeões não se classifica à Libertadores

birner

De Vitor Birner

Tem que avaliar

América, Santa Cruz e Internacional, ganhadores dos Estaduais na temporada anterior, foram rebaixados nos pontos corridos. O Palmeiras que tropeçou em São Paulo conquistou o principal torneio do país.

Na retrasada, Vasco e Goiás tiveram conquistas dentro dos estados e foram à segundona. O Corinthians orientado por Tite foi eliminado antes da final no de menores fronteiras e ganhou o das maiores.

Nessas duas temporadas, apenas o Atlético MG e o Santos*, entre todos os ganhadores nos Estaduais,  cumpriu o mínimo que exige a a torcida.

Conseguiu se classificar à Libertadores.

Apenas duas no grupo dos favoritos

Esses torneios disputados no inicio do nosso ano de futebol podem driblar a percepção de empolgados e deprimidos com os resultados. Conquistas e tropeços não servem necessariamente como referência para análises.

Dos que festejaram ontem, ninguém além de Atlético  Flamengo é favorito nos pontos corridos. O Corinthians, com o atual elenco, necessita mostrar muito mais futebol para entrar no grupo dos candidatos.

Me refiro ao panorama de momento.

O Alvinegro de Parque São Jorge pode contratar e subir de patamar; ou, tal qual mais agremiações que promoveram quantidade razoável de atletas das categorias de base,  torcer para adquirirem a sabedoria em campo e a efetividade que elevam os padrões individual e coletivo.

Ofertas dos chineses  e europeus são almejadas pelos jogadores. Haverá a janela de transferências que pode encerrar o ciclo de alguém que atualmente serve de alicerce para o futebol do clube.  É impossível, agora, afirmar quais serão aos elencos em toda a temporada.

A única certeza é que o resultado no estadual deve ser menosprezado como referência para avaliações. Quem quiser imaginar como será o brasileirão necessita observar a evolução na dinâmica de futebol das agremiações, a competência ao ser implementada, e o potencial dos elencos.

Sensatos sabem qual é mais forte

O Palmeiras tem possibilidades maiores que as do Corinthians no torneio de pontos corridos. Todos, inclusive o Fabio Carille, sabem qual é o elenco com melhores opções.

Isso valoriza, com embasamento técnico, a recente conquista.

Mas no torneio de regularidade, disputado durante meses, há tendência de o mais capazes sobressaírem aumenta, desde que cartolas e treinadores sejam competentes no gerenciamento dos atletas e implementação da proposta de futebol.

Há alguns outros elencos melhores que o de Itaquera.

Nas temporadas anteriores

Em 2014, o Cruzeiro ganhou o Estadual e o Nacional.

O Flamengo, campeão no Rio de Janeiro, foi o décimo colocado. O Inter festejou nos Pampas e encerrou em terceiro. O campeão Bahia desceu para a segundona.

O Ituano comemorou em São Paulo e sequer fazia parte da elite. O Santos, vice, foi o 9° no pontos corridos.

As agremiações de Itaquera e do Morumbi sequer disputaram a final do Estadual e se classificaram à Libertadores.

O Corinthians foi campeão Estadual em 2013 e 10° nos pontos corridos. O Atlético, ganhador nas Minas Gerais, encerrou em 8°. Conquistou a Copa do Brasil onde são comuns as zebras.

O Botafogo foi o único ganhador no estado e classificado, por intermédio dos pontos corridos, à Libertadores. O Inter encerrou na décima terceira colocação.

O Fluminense em 2012 comemorou em ambos os torneios. O Atlético, ganhador em Minas, foi o vice do maior no país. Santos e Internacional, campeões nos estados, encerraram respectivamente nas colocações oito e dez,

Em 2011, Corinthians foi campeão nacional, seguido por Vasco e Fluminense na classificação. Nenhum desses ganhou o estadual.

O Santos e Flamengo tinham comemorado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois, nos pontos corridos, foram décimo e quarto colocados . O Inter então hegemônico no gaúcho acabou em quinto.

Os finalistas em Minas quase caíram. Apenas a pontuação dos rebaixados foi menor.

Em 2010, o Botafogo ganhou no Rio de Janeiro diante do Flamengo e foi sexto nos pontos corridos, onde o Rubro-Negro terminou quase na região da queda e o Fluminense festejou a conquista,

O Vitória comemorou o estadual e foi rebaixado naquela temporada,

Em 2009, o Flamengo foi campeão de ambos. O Corinthians, ganhador em São Paulo, terminou em 10° nos pontos corridos.

Sport e Náutico, finalistas em Pernambuco, encarraram nas últimas colocações.

Inter e Cruzeiro, campeões estaduais, se classificaram à Libertadores.

Em 2008,  Palmeiras conquistou o estadual e o São Paulo o torneio de pontos corridos.

Inter ganhou nos pampas e apenas o Grêmio se classificou para a Libertadores.

Figueira campeão estadual foi incapaz de permanecer na elite do nosso futebol.

Em 2007, Santos conquistou o estadual e o São Paulo fez igual no maior torneio do país.

Maioria sequer conseguiu a classificação  

Os clubes gaúchos, mineiros, paulistas e cariocas têm a absoluta maioria das conquistas dentro e fora do país.

Considerarei as 10 últimas temporadas apenas desses clubes para tornar mais claro como ganhar o estadual na maioria das vezes foi pouco representativo no Brasileirão.

Flamengo, Fluminense e Cruzeiro foram os que conseguiram conquistar ambos os torneios.

O Inter caiu e outros bateram na trave do rebaixamento.

Foram 40 campeões estaduais, vinte e três fraquejaram na competição mais forte do país. Apenas 17 se classificaram à Libertadores.

O aumento do número de vagas talvez mexa com a estatística. Ano passado foi inútil, pois nenhum campeão em tais estados aproveitou para se garantir nessas duas 'de última hora' para o torneio continental.