Blog do Birner

Saiba o que Gabriel Jesus necessita para fazer sucesso no Manchester City

birner

De Vitor Birner

Gabriel Jesus terá que se adaptar ao futebol muito mais veloz, onde os atacante têm saber apanhar e a bater, mas fazem no limite do que se considera leal em gramados ingleses, onde imprensa e a torcida mantém a cultura do jogo originalmente primo de sangue do rúgbi e por isso entendem a rispidez com a qual se deve atuar em busca de resultados.

O carrinho e os mergulhos na área mostram essa distinção. Neymar, quando se atirava e simulava dentro de nosso país, tinha o apoio de grande parte da opinião pública que, em tom de chilique, exigia marcação dos pênaltis apenas porque encostaram no craque.

Ao fazer igual no amistoso antes da Olimpíada em Londres, ganhou fortes vaias, além de manchetes de jornais classificando o lance como 'shame diving', que em português se traduz como vergonhoso mergulho.

A velocidade durante os jogos será outro obstáculo que o centroavante revelado pelo Alviverde necessitará ultrapassar.

Terá que tomar decisões com maior rapidez em campo, escolher em décimos de segundos o que fazer sem e com a bola, tentar se manter em pé porque montes de faltas marcadas aqui será avaliadas como lances normais e principalmente reclamar muito menos, porque cara de choro na Premier League e FA Cup é motivo de piada, e ninguém fará afagos no centroavante porque tem grande potencial.

Eis a grande questão. O atacante poderia atuar na Copa São Paulo em Janeiro, me refiro a idade, e foi pedido por Guardiola.

Garanto, não à toa o treinador que mais valoriza a técnica, a qualidade, quis a contratação do centroavante colocado por Tite como o principal,em atividade no país. Tem talento para disputar a posição que hoje é ocupada por Aguero.

Necessita ganhar conhecimento e leitura de jogo, pois Guardiola exige e ensina as que têm vontade para aprender.

Humildade para tal nunca foi problema de Gabriel Jesus.

Ou seja; a tendência ao atuar em nível competitivo muito maior e sob orientações do técnico de alto nível é evoluir muito e se tornar ainda mais decisivo.

Pode atuar pelos lados em vez de ser o centroavante, e nem adianta a tradicional comparação com Messi e Neymar.

Esses tem a magia e o improviso que tornam difícil saber o que pretendem quando têm a bola.

O novato em gramados da Europa é mais 'parecido' com Cristiano porque atua com muita objetividade em direção ao gol.

Que mantenha a humildade e seja iluminado na nova empreitada.