Blog do Birner

Telê Santana será nome de avenida no Morumbi

birner

De Vitor Birner

O São Paulo deve homenagens ao treinador.  Esse é a convicção da atual diretoria de marketing do clube.

Por isso uniu forças com a Under Armour,  fornecedora de material esportivo do time de futebol, e enviou à Câmara Municipal a solicitação da troca do nome da avenida Jules Rimet pelo do treinador.

O vereador Arserlino Tatto (PT) fez o projeto de lei, aprovado e publicado no Diário Oficial.   O prefeito irá homologar a decisão e o trecho da Avenida Jules Rimet, que tangencia o estádio do Morumbi, entre a Avenida Padre Lebret e a Praça Roberto Gomes Pedrosa,  se chamará Telê Santana da Silva.

Melhor do planeta

Técnicos são chamados de professores, mas a minoria tem a competência para ensinar o atleta a jogar futebol.

Telê fazia com maestria impar. Sob as orientações do técnico, muitos desenvolveram qualidades nas finalizações, toque de bola, cobranças de faltas, e cresceram na profissão.

O último que ergueu o troféu, como capitão, de campeão do mundo pelo país, serve como exemplo.

Cafu e tantos outros que tiveram o privilégio de serem orientados pelo exigente treinador ficaram mais competentes e obtiveram maior sucesso.

O São Paulo contratou Telê na época em que a 'cornetagem nacional' o chamava de pé frio, apesar de ter muitas conquistas –  a única de campeão brasileiro do Atlético é uma -, e subiu de patamar como agremiação.

Ganhou tudo montando no CT da Barra Funda os times que pintaram, esculpiram e interpretaram com a bola nos nos gramados.

Encantou as massas noutros clubes e na seleção, mas foi no Morumbi onde teve a redenção agregando ao currículo êxitos em Libertadores, Mundiais, Estaduais (na época eram relevantes), além doutras conquistas internacionais e do maior torneio nacional.

Após duas décadas e meia da primeira comemoração de campeão com Raí e cia.,  a torcida continua entoando o nome do técnico nas arquibancadas do estádio.

O batismo da avenida é simbolismo que ressalta a 'era Telê' e os feitos do treinador.