Blog do Birner

Cristóvão Borges foi fundamental para o Corinthians ganhar do Sport

birner

De Vitor Birner

Corinthians 3x 0Sport

O Rubro-Negro mandou no primeiro tempo., O Alvinegro foi melhor no restante do jogo e mereceu ganhar com facilidade.  O resultado tem a ver com a alteração feita pelo treinador que sucedeu Tite. O time sobrou após isso.

Antes, Diego Souza desperdiçou a melhor oportunidade da agremiação de Oswaldo de Oliveira. Como todos sabem, tem sido assim diante do goleiro campeão no torneio de pontos corridos.

Tradição do futebol

O maior lance em toda a carreira de Cássio foi contra o então vascaíno Diego Souza.O momento marcou as trajetórias do goleiro e do meia-atacante. Era muito favorável a quem teve nos pés a grande oportunidade para eliminar o Alvinegro, que ganhou aquela edição da Libertadores.

Em Itaquera, o Sport mandou no primeiro tempo. Finalizou dez vezes e o oponente apenas três. A principal teve os mesmos personagens e desfecho.

Samuel Xavier tocou para Ruiz, o atacante parou no lance para evitar o impedimento, o auxiliar apressado levantou a bandeira e se equivocou, o sistema de marcação do Alvinegro foi na dele, mas o árbitro acertou ao mandar seguir, e p lateral cruzou para o jogador do Sport sozinho na área cabecear em cima do corintiano.

No futebol há disputas que pela tradição e capítulos têm mística.

Essa é uma e nem é necessário afirmar quem prevalece.

Faltou o principal

Oswaldo de Oliveira posicionou Neto e Rithelly como volantes. O segundo apoiou mais.

Everton Felipe e Gabriel Xavier formaram o trio de criação com Diego Souza e recuaram para a linha dos colegas quando o Alvinegro conseguiu fazer a transição de bola. O veterano e o Ruiz ficaram mais adiantados para os contra-ataques, e participaram menos da recomposição do sistema de marcação.

O time, enquanto impediu a transição de bola do oponente, ditou o ritmo e jogou melhor.

Foi incompetente para  transformar a superioridade em resultado positivo.

Relembro; atuar melhor que qualquer equipe é ferramenta para aumentar a hipótese de ganhar, serve apenas para facilitar o cumprimento dos objetivos diretos, que são fazer e não tomar gols. Precisão é fundamental no futebol.

Melhorou muito após o treinador mexer 

Marlone e Giovanni Augusto pelos lados, mais Camacho e Rodriguinho na mesma linha formaram o quarteto em frente ao Cristian e atrás de Lucca, escalado como centroavante.

A transição mal-executada impediu o time de jogar com a bola no meio  e, na prática, o Alvinegro sequer frequentou o entorno da área do oponente.

Cristóvão Borges orientou os jogadores durante o descanso regulamentar, ajustou o posicionamento para fortalecer a marcação em Diego Souza no contra-ataque, fez uma alteração que mexeu em três posições, e o time sobrou em Itaquera.

Manteve o 4-1-4-1, mas com Gustavo como centroavante; Lucca foi atuar no quarteto, Camacho recuou para ser o volante em frente aos zagueiros, Cristian saiu, e os maiores dilemas do time foram minimizados.

A transição melhorou com o Camanho e, acima disso, o estreante ganhou divididas quando o time necessitou apelar aos lançamentos, pelo alto, da defesa ao campo de frente.

No primeiro minuto conseguiu, Marlone ficou com a  bola e cruzou para Rodriguinho, desacompanhado na área, cabecear no contrapé do goleiro e comemorar.

O Sport, como aconteceu em outros jogos, se desorganizou após o gol e poucos minutos depois e o mesmo assistente cruzou para Léo Príncipe. com muita facilidade, estrear na artilharia.

Havia três jogadores do Corinthians contra três marcadores.

Oswaldo de Oliveira colocou Apodi e tirou Gabriel para otimizar o apoio na lateral.

Aos 15, Lucca cobrou escanteio, Vilson ganhou de Mateus Xavier, cabeceou e ampliou o resultado.

Em seguida,  Rogério foi ao gramado na vaga de Everton Felipe. O atacante fez alguns lances que exigiram mais do sistema de marcação.

Apenas gerenciou

O Corinthians pouco forçou pára fazer mais gols. Nos contra-ataques poderia conseguir.

Equívocos no toque de bola impediram a agremiação de aproveitar as brechas oferecidas pelo oponente, que necessitou adiantar todas as linhas para tentar o empate. O jogo havia acabado quando Vilson conseguiu o gol.

O treinador, quando avaliou que o time manteria o resultado positivo, testou William na posição de Camacho e Jean na de Giovanni Augusto, ambas para reforçar o sistema de marcação.

Ficha do jogo

Corinthians – Cássio; Léo Príncipe, Yago, Vilson e Uendel; Cristian (Gustavo); Giovanni Augusto (Jean), Camacho (Willians), Rodriguinho e Marlone; Lucca
Técnico: Cristóvão Borges

Sport – Magrão; Samuel Xavier (Apodi), Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Neto Moura e Rithely; Gabriel Xavier (Edmilson), Diego Souza e Everton Felipe (Rogério); Ruiz
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ) – Assistentes: Michael Correia e João Luiz Coelho de Albuquerque (ambos do RJ)