Blog do Birner

Brasil apenas cumpriu obrigação; futebol masculino olímpico é muito fraco

birner

De Vitor Birner

Brasil 4×0 Dinamraca

A torcida, no empate contra o Iraque, quis mais raça dos jogadores, apesar disso nem de longe explicar a atuação tão ruim quanto a da estreia.   . .

A seleção sequer merecia ser chamada de time, A falta de conexão dentro dos sistemas de criação e de marcação era enorme; havia o bando completamente dessincronizado  no gramado.

Some a ausência de inspiração dos jogadores mais técnicos à falta do entrosamento e terá a explicação dos resultados  bafana bafana e os iraquianos, se fossem de nível mediano, teriam feito gol.

A Dinamarca ou é do mesmo padrão ou ainda pior que os eliminados no torneio.

Neymar, Gabriel, Gabriel Jesus, Marquinhos, Renato Augusto e cia tinham obrigação de ganhar.

O time na Arena em Salvador tomou a iniciativa, ficou com a bola, mas as expressões faciais e reações dos jogadores após cada equívoco na finalização externaram a ansiedade para conseguirem o gol e o resultado positivo.

Rogério Micale formou o 4-2-3-1. Iniciou com Gabriel, Luan e Neymar no trio, Gabriel Jesus adiantado, e Walace na vaga do suspenso Thiago Maia.

O quarteto de frente é veloz, tem atletas que se mexem, e as características de todos se completam. Tiveram dificuldades similares as dos jogos anteriores  enquanto o resultado era empate. Gabriel Jesus desperdiçou a oportunidade em frente ao goleiro.

Desopilou e alterou  

O gol de Gabriel no lance clássico em que o cruzamento nasce do lado oposto ao de quem finaliza, teve tropeço do sistema de marcação dinamarquês, assistência do lateral Douglas Santos, e desmontou o 4-4-2 italiano com flutuação ao 4-1-4-1 que os nórdicos queriam impor.

Tirou toneladas de cima dos atletas, ofereceu alguma confiança ao time, forçou o oponente a sair de trás, consequentemente a abrir lacunas no próprio sistema de marcação, e o jogo ficou fácil.

As impressões após a classificação  

Luan ganhou a posição de Felipe Anderson e o 4-2-3-1 será mantido. Quem credita a melhora ao gremista tem que considerar que entrou durante os jogos anteriores na vaga do colega que supostamente mandou para a reserva e manteve ocriticado  padrão;

O esquema tático fortaleceu o time porque favoreceu a junção das características de todos. O trio atuou em regiões nas quais tem maior facilidade, Renato Augusto foi volante ao lado de Walace. Ambos apoiaram e foram à meia quando o time teve a bola no campo de frente. .

Antes, Felipe Anderson ou Luan tinha que formar o trio no meio de campo. ambos não conseguiram, e Neymar e Gabriel aturam pelos lados no 4-3-3 com flutuação ao 4-4-2.

O volante do Grêmio é outro que deve fazer o treinador cogitar alteração.

Walace merece elogios pela atuação, mas Thiago Maia, suspenso contra a Dinamarca, deve iniciar nas quartas-de-final. O santista foi o melhor do time nos jogos anteriores.

A classificação deve ser avaliada como a mínima obrigação cumprida pela única seleção que priorizou o torneio de futebol masculino olímpico, tecnicamente abaixo da crítica, em detrimento ao continental.

Neymar, o melhor do país, foi convocado para os Jogos em vez da Copa América, o que exigiu negociação com o Barcelona. Nenhuma outra grande seleção cogitou fazer igual.

Me pergunto se os jogadores teriam mostrado futebol similar, se o gol demorasse a acontecer.

É apenas questionamento, tenho a impressão que houve alguma melhora concreta, mas saberemos, na prática, diante da Colômbia.

Os gols foram de de Gabriel, aos 25, Gabriel Jesus, aos 40, ambos no 1º tempo, Depois Luan, aos 5, e Gabriel, aos 36 minutos, completaram o resultado.

Ficha do jogo

Brasil – Weverton; Zeca (William), Marquinhos (Luan Garcia), Rodrigo Caio e Douglas Santos; Renato Augusto (Rodrigo Dourado) e Walace; Gabriel, Luan e Gabriel Jesus; Neymar
Técnico: Rogério Micale

Dinamarca – Hojbjerg; Puggaard (Kasper Larsen), Gregor, Gomes e Blabjerg; Borsting (Rasmussen), Maxso, Jonsson e Vibe; Bruun Larsen e Brock-Madsen (Skov)
Técnico: Niels Frederiksen

Árbitro: Alireza Faghani (Irã) – Reza Ebrahim Sokhandan e Mohammad Reza Mansouri