Blog do Birner

Neymar e os ‘Gabrieis’ com fracas atuações e pouco entrosamento na estreia

birner

De Vitor Birner 

Brasil 0x0 África do Sul

A seleção formada especificamente para o torneio, com pouco tempo de treinamento, tem muito o que melhorar. É normal a falta de entrosamento.

Apesar disso, a atuação pode ser avaliada como decepcionante. Foi mal tanto na parte coletiva quanto na técnica.

O sistema tático

O treinador tentou montar o 4-4-2 com flutuação para o 4-3-3. O trio de frente com Gabriel na direita, Neymar do outro lado e Gabriel Jesus como centroavante, posições exatamente iguais as que jogam nas agremiações, tinha que ficar atento para fazer a flutuação e recompor o sistema de marcação.

É como joga o Barcelona de Luis Enrique.

O atacante que atua do lado no qual o outro time tem a bola no campo de frente deve recuar e formar o quarteto no meio de campo.  O setor contou com o Thiago Maia, além de Felipe Anderson e Renato Augusto, que se posicionaram na meia do sistema de criação e como volantes no de marcação.

Houve mais equívocos que acertos

Apenas o santista merece elogios pelo que mostrou na retomadas de bola. Os colegas se esforçaram, mas aturam na média baixa do time.

As linhas no setor e na defesa deixaram vãos, lacunas, entre si.  Além disso, a dificuldade nas movimentações dos atacantes sobrecarregaram o meio de campo e 'peneira' é a melhor metáfora para explicar o que foi o sistema de marcação.

Inclusive em algumas cobranças de escanteios.

Faltou qualidade para conseguirem os pontos

O sul-africanos, com mais capricho nas finalizações, ganhariam, apesar de enormes limites técnicos.

O elenco recheado de atletas que atuam no próprio país e apenas o centroavante Mothiba, do Lille, em agremiação da Europa, conseguiu mais oportunidades para comemorar.

Apenas quando o volante Mvala foi excluído, tomou ambos os cartões em quatro minutos e saiu em 14, o time de Rogério Micale conseguiu empurrar a zebra para trás.

A moleza e os ineficazes

O treinador sul-africano havia feito a troca, segundos antes, para tornar o time mais ofensivo. Morris entrou para atuar na frente e demorou para entender que a ausência do colega exigia que recompusesse a quarteto no meio de campo para o time atuar no 4-4-1.

Neymar e Douglas Santos ganharam uma enorme avenida do lado direito do sistema de marcação, mas continuaram se equivocando em toques e cruzamentos, por isso apenas uma oportunidade foi criada pelo time.

Tremeu de amarelo

Gabriel Jesus, em  lance fácil, que acertaria com a camisa do Alviverde, finalizou na trave.

Eis a outra grande questão

A atuação do time foi tecnicamente fraca, se comparada aos que os atletas mostraram nas agremiações.

Os 'Gabrieis', assim como Neymar, Felipe Anderson e Renato Augusto, esses foram substituídos por Luan e Rafinha, mostraram futebol abaixo do que podem.

Mesmo com tantos equívocos como equipe, normais no atual estágio de preparação,  era inevitável a falta de entrosamento, a qualidade individual muito acima do oponente deveria garantir o resultado positivo.

Weverton foi o melhor do time de Rogério Micale no gramado.

É favorita

Foi a única das grandes que o priorizou o torneio. As africanas, atualmente, são dizimadas pelas agremiações da Europa que aproveitam as dificuldades da economia do continente mais pobre para buscar jovens atletas.

Dificilmente haverá algum timaço como o da Nigéria de 1996, com Ikpeba, West, Kanu, Amokachi e Okocha,

 

A tendência é melhorar durante o torneio.  Aguardemos para ter ideia se a prática comprovará a teoria. É quase, dentro do que o futebol permite, obrigação a conquista de uma das medalhas de ouro mais opacas da maior e espetacular festa do esporte.

Ficha do jogo

Brasil- Weverton; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos (William); Thiago Maia, Renato Augusto (Rafinha Alcântara) e Felipe Anderson (Luan); Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar
Técnico: Rogério Micale

África do Sul – Khune; Mobara, Mathoho, Coetzee e Modiba; Mvala, Mekoa e Motupa; Masuku (Moris), Mothiba e Dolly
Técnico: Owen da Gama

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (ESP) Assistentes: Pau Cebrian Devis e Roberto Díaz Pérez